Categoria: Gírias
Mitar é uma gíria e neoglismo do substantivo masculino mito, mas ainda há quem diga que já se tornou um “novo verbo”. Por ser um neoglismo, mitar deriva de …
Lacrar é um verbo intransitivo e transitivo direto. O termo vem da junção da palavra lacre, mais a terminação -ar. O significado de Lacrar corresponde ao ato de fechar …
É nóis é uma gíria brasileira. O significado de É nóis é “somos nós” – uma forma bastante popular e empregada pelos jovens quando estes querem concordar com alguma …
Zoeira é um substantivo feminino. Aparentemente, acredita-se que o termo vem do verbo “soar”, do Latim sonare, que significa “fazer ruídos, emitir sons”. O que é Zoeira: O significado …
Cocota é uma espécie de gíria muito usada nos anos 1970 para caracterizar uma mulher bonita, com aparência de menina que se destaca das demais, chamando a atenção por …
Arrasando é um termo que está no gerúndio e vem do verbo arrasar. Arrasar vem de raso, que por sua vez, se origina do Latim rasus, que significa “alisado, …
Semancol é uma gíria brasileira. O que é Semancol: O significado de Semancol é um remédio imaginário que faz com que as pessoas sejam mais humildes. Ou seja, semancol …
Oitão é o nome do beco formado pela parede de duas construções ou duas casas vizinhas. Oitão também é o nome popular que designa o revólver de calibre 38. …
Zé ruela é uma gíria popular usada para designar uma pessoa sem ação, passiva. Zé ruela refere-se àquele indivíduo sem atitude, que não consegue perceber as oportunidades que surgem …
De borest é um termo empregado como gíria que é o mesmo que dizer “de bobeira”, ou seja, é mencionado para dizer que uma pessoa está livre e tranquila …
Bugado é uma palavra cujo significado é “com defeito, erro”. É uma expressão muito utilizada no âmbito da informática para se referir que a máquina (computadores) está com mau funcionamento devido a …
Poser é um gíria originária da língua inglesa. Seu significado, especialmente no sentido musical, refere-se a uma pessoa extremamente influenciável, desprovido de atitude e que se deixa levar e …
Larica é um substantivo feminino. A origem da palavra é obscura, especialmente por ser uma gíria da língua portuguesa usada por jovens e adolescentes. Mesmo sendo uma palavra de …
Trollar é um termo que não existe na língua portuguesa, é na verdade uma gíria criada por internautas, utilizada quando se quer falar de “zoação”, brincadeiras, perturbação. Mas embora …
Sururu é uma palavra da língua portuguesa. Seu som um tanto quanto incomum à fonologia da língua é devido ao fato da palavra surgir a partir de seruru, palavra …
Arrasou é uma forma verbal no pretérito perfeito do verbo arrasar que, por sua vez, é proveniente do latim “rasitare”, “tornar raso”, fazer com que um local fique plano, …
Piriguete é uma gíria brasileira. De forma cultural, o termo pode ter surgido da junção das palavras “perigo” e “girl” (garota, em inglês), com a ideia de “garota perigosa”. …
Sinistro é uma palavra com origem latina, vindo de “sinistru”, cujo significado é esquerdo, funesto, ameaçador, assustador, desgraçado. O que é sinistro? Sinistro, além desses sinônimos, também pode nos …
Manolo significa colega, irmão ou amigo. É, portanto, uma variação da gíria “mano” bastante empregada entre adolescentes e jovens que buscam mostrar o quanto são “descolados” e “antenados” ao …
Bolado, primeiramente, é o particípio do verbo bolar, que significa jogar a bola ou acertar com a bola, bem como pensar, imaginar ou imaginar algo de cunho criativo. O …
Coxinha é um famoso salgadinho brasileiro feito, principalmente, com massa de batata e frango desfiado e de fácil comercialização em padarias, lanchonetes e outros comércios alimentícios. Ainda que seja …