Umbanda é uma religião brasileira, formada por meio de elementos da cultura indígena e africana, juntando ainda elementos de outras religiões como o espiritismo ou catolicismo.
A umbanda segue ensinamentos minuciosos de diversas vertentes da humanidade. Essa religião traz consigo lições de fraternidade e amor, sendo transcendental em seus fundamentos e cósmica em seus conceitos.
Umbanda origem
Existem várias explicações sobre a origem da palavra umbanda.
Uma delas é que umbanda é a junção de dois termos do sânscrito – Aum e Bandha, que representa a ligação entre o plano terreno e o plano divino.
Outra explicação é que umbanda significa “arte de curar” que tem origem no idioma quimbundo, de Angola.
A religião umbanda originou-se das reuniões que eram feitas nas senzalas onde os escravos vindos da África louvavam aos seus deuses através de cânticos, danças e incorporavam espíritos.
Uma terceira explicação atesta que umbanda se refere a uma obra de Heli Chaterlain com data do ano de 1889, chamada de “Contos populares de Angola”. De acordo com essa, o termo umbanda tem o sentido de magia de cura, curador e também é sinônimo de kimbanda.
Já uma quarta explicação assegura que a origem de umbanda é mântrica; a expressão Aumbandhan foi passado de geração a geração e chegado a ser conhecido nos dias de hoje com o som de a umbanda.
De acordo com a obra “O Arqueômetro” de Marquês Alexandre Saint-Yves dÁlveydre, a tradução do termo Aumbandhan pode ser comprovada através do alfabeto Vattânico ou Adâmico, sendo:
- Aum que significa “a divindade suprema”.
- Ban que significa “conjunto ou sistema”.
- Dhan – que significa “regra ou lei”.
Fazendo a junção desses princípios radicais, Aumbandhan significa “o conjunto das leis divinas”.
Umbanda orixás
Na umbanda existem os orixás que são as divindades culturas nessa religião.
Essas entidades não incorporam, vez que fazem parte de um grau de evolução mais avançado.
Os orixás da umbanda são:
- Iemanjá.
- Oxalá.
- Xangô.
- Omulu.
- Oxum.
- Nana.
- Iansã.
- Oxossi.
- Buruquê.
Ramificações da umbanda
Com o passar dos anos, a umbanda passou por alterações, foi se demarcando de outras religiões e criou ramificações descritas como:
- Umbanda tradicional – acredita-se em uma força superior chamanda Olorum ou Zambi e as demais divindades advêm de Olorum (os anjos, os orixás, os guias).
- Umbanda traçada – um mesmo sacerdote realiza sessões diferentes de candomblé ou umbanda.
- Umbanda sagrada ou umbanda branca – utiliza elementos kardecistas, espíritas e seus adeptos usam vestuários de cor branca.
- Umbanda esotérica – segue a mesma linha da tradicional, mas mistura elementos de outras culturas e religiões como o Cabala, Budismo Zen, etc.
- Umbanda de caboclo – possui forte influência da cultura indígena brasileira.
Umbanda e candomblé
Umbanda e candomblé são duas religiões distintas, embora tenham suas semelhanças nos trajes, danças e demais características.
Umbanda música
Pontos de umbanda é como são chamadas as músicas na umbanda.
Todas as canções cantadas nos cultos de umbanda possuem o ritmo marcado por instrumentos de percussão, sendo que cada orixá possui cantos diferentes, usados nas várias giras.
Umbanda maia
Existe um templo de umbanda em Portugal na cidade de maia chamado de “Templo de umbanda pai oxalá e mamãe inhasã”.