Senso crítico é um termo que designa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente, que uma pessoa realiza após fazer questionamentos e profundas reflexões com o objetivo de alcançar a verdade.
Etimologicamente, a palavra senso vem do latim “sensus” que é traduzida como “percepção” ou “significado”, enquanto a palavra crítico é de origem grega “kritikos”, cuja tradução é a “capacidade de fazer um julgamento”.
Um indivíduo que se apoia no senso crítico está sempre atento aos fatos e pessoas que o cercam e busca aprimorar a sua capacidade intelectual com estudos e pesquisas para se tornar mais consciente da realidade.
Desta forma, o senso crítico se difere do senso comum que é compreendido como a perpetuação de tradições culturais que são realizadas de geração a geração e, de certa forma, acabam caracterizando aquele povo. Por ora, o saber divulgado pelo senso comum é algo aceito como pronto, acabado e inquestionável já que considera como verdade.
O senso comum é objeto de estudo para as várias áreas da ciência que buscam, antes de qualquer coisa, a fundamentação lógica de um saber popular, o qual é submetido a questionamentos, estudos e, quando necessário, testes.
Pode-se dizer que, entre o senso comum e o senso crítico existe o bom senso, o qual busca de certa forma, o equilíbrio ou a melhor consideração entre os lados opostos em prol das noções de razoabilidade e sabedoria. Ou seja, o indivíduo que age de acordo com o bom senso é uma pessoa reflexiva que analisa os prós e contras antes de se decidir por qual caminho irá tomar.
Ainda que cada um dos modelos de senso sejam diferentes entre si, possuem um fator comum em que concordam – que não existe verdade absoluta. Em todas as áreas do conhecimento várias descobertas são realizadas constantemente já que a sociedade se transforma e a tecnologia evolui.
Deste modo, é mais seguro se referir ao conhecimento de modo relativo considerando as metodologias, ferramentas e técnicas que são passíveis de melhorias. Os questionamentos são importantes e válidos tendo-se em vista a evolução humana.