HIV é uma sigla inglesa.
O significado de HIV é Human Immunodeficiency Virus, ou seja, o Vírus da Imunodeficiência Humana.
O HIV é um vírus que pertence à classe dos retrovírus e que causa a AIDS – sigla inglesa para Acquired Immunedeficiency Syndrome, que quer dizer a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Na realidade, o HIV apresenta dois subtipos: o tipo 1 e 2 (HIV-1 e HIV-2). O vírus HIV é caracterizado pelo longo período de incubação, isto é, desde a contaminação até o aparecimento dos sintomas da AIDS, pode-se levar de 3 a 10 anos. Em alguns casos, o período de incubação até mesmo ultrapassa uma década.
Além disso, o vírus HIV também se caracteriza pela:
- Infecção das células sanguíneas,
- Infecção do sistema nervoso,
- Supressão do sistema imunológico.
O HIV mais atinge os linfócitos T CD4+ – que são responsáveis pela defesa do organismo – fazendo com que a pessoa fique mais vulnerável a qualquer infecção e outras doenças que se oportunizarão com a baixa imunidade para se manifestar. O HIV altera o DNA dos linfócitos, fazendo cópias de si mesmo, sendo que com isso, o vírus romperá os linfócitos à procura de outros para que a infecção vá se alastrando pelo organismo do paciente doente.
Nesse caso, uma pessoa tendo suas células atacadas pelo vírus HIV pode começar a sofrer com um resfriado simples e até sucumbir para doenças mais graves, como é o caso da tuberculose e até mesmo o câncer.
HIV: transmissão e tratamento
A transmissão do HIV pode acontecer de várias formas:
- Relação sexual sem uso de proteção (preservativos),
- Utilização de sangue ou derivados sem controle de qualidade (transfusão de sangue, por exemplo, de uma pessoa contaminada pelo vírus HIV),
- Uso compartilhado de seringas e agulhas contaminadas,
- De mãe para filho durante a gestação, caso a mãe esteja infectada,
- De mãe para filho durante a lactação, caso a mãe esteja infectada,
- Na recepção de órgãos ou sêmen de doadores com o vírus HIV.
Portar o vírus HIV não é o mesmo que estar com AIDS, afinal muitos indivíduos podem ser soropositivos, mas passarem muitos anos sem quaisquer sintomas e muito menos sem desenvolver a doença.
Curiosamente, os primeiros casos de AIDS estão associados com os anos de 1977 e 1978 na África Central, Haiti e Estados Unidos.
Quando há o diagnóstico da presença do vírus HIV através da coleta de sangue, pode-se iniciar um tratamento que é capaz de inibir a replicação do HIV. Contudo, frisa-se que a AIDS não tem cura até o momento.
O tratamento acontece através de medicamentos antirretrovirais, bem como tomando algumas atitudes simples, como, por exemplo:
- Manter uma boa alimentação,
- Praticar exercícios físicos,
- Fazer o acompanhamento médico corretamente,
- Tomar a medicação nos horários certos.
Isso pode melhorar a qualidade de vida do paciente com vírus HIV.