Hipster é uma palavra inglesa. O termo deriva-se do adjetivo hip, que significa “descolado” ou “inovador” – adjetivo este que é utilizado desde a década de 1940.
O significado de Hipster pode ser descrito como um grupo de pessoas com estilo próprio.
Normalmente, um hipster é aquele que inventa moda e determina novas tendências.
A palavra hipster ganhou bastante popularidade no início dos anos 2000. Ela classificava um grupo de pessoas – com idades entre 15 e 25 anos, grande parte de classe média – que combinava roupas modernas com vintage.
Ainda hoje, os hipsters são considerados autênticos e inusitados em relação à moda, porém para muitas outras pessoas eles são chamados de cafonas – pois criam combinações vistas como desastrosas e afetadas para se olhar.
Alguns acessórios podem ser vistos nesse estilo: chapéus fedora, calças skinny, óculos escursos do modelo wayfarer, poá e determinados padrões de xadrez, por exemplo.
A cultura hipster possui um gosto musical diferente – não se interessando por bandas e músicas comerciais. Vê-se de exemplos Bob Dylan, Tom Waitts e bandas de rock alternativas. Eles ainda preferem filmes antigos e independentes.
Possuem adoração em frequentar galerias de arte, feiras, brechós e museus.
Os hipsters possuem antipatia pelas culturas comerciais dominantes, além das convenções sociais. Têm interesse em restaram culturas populares locais.
Outra característica é que a cultura hipster é contrária ao mainstream, isto é, costumes, modas e tendências mais populares e que são seguidas pela maioria das pessoas.
Uma verdade sobre os hipsters é que eles não gostam de ser chamados de hipsters, pois, a palavra tomou um significado de insulto e ironia no começo do século XX – quando ela indicava que era uma pessoa que trabalhava duro para ser um indivíduo legal e para se tornar visível e, por isso, de forma inútil.
Dessa forma, chamar alguém de hipster é indicar alguém que tenta parecer legal, mas sem sucesso.
A disseminação da internet contribuiu para alterar o significado da palavra hipster.