Sinônimo é uma palavra proveniente da língua portuguesa e representa uma palavra que possui significado exatamente igual ou muito semelhante ao de outra. Para tornar fácil uma abordagem inicial é possível dizer o seguinte: um dos sinônimos da palavra ‘necessidade’ é ‘carência’, assim como o sinônimo de ‘cachorro’ é ‘cão’.
O que impera na definição de sinônimo é que a palavra em questão precisa possuir o mesmo significado de outra, ter a mesma direção, o mesmo sentido, sendo que dentro de uma frase comumente é possível alternar duas ou mais palavras e ainda conseguir o mesmo significado.
O sinônimo se refere a uma palavra que está dentro da chamada categoria gramatical, onde o sentido da palavra é mantido apesar de a forma ser diferente. Osinônimo é exatamente o contrário de antônimo, que, determina o sentido contrário. Um antônimo é a palavra contrária de outra. Ou seja, alegria é o antônimo de tristeza. Já a sinonímia é a troca de uma palavra por outra a fim de evitar o excesso de repetições.
Exemplos de sinônimos
Dentro dos sinônimos existem dois tipos. Os perfeitos e os imperfeitos.
Sinônimo perfeito é quando uma palavra possui exatamente o mesmo significado do que outra. Sinônimos perfeitos não são tão comuns.
Exemplos de sinônimos perfeitos:
Morte – Falecimento.
Idoso – Ancião.
Léxico – Vocabulário.
Belo – Bonito.
Abecedário – Alfabeto.
Já os sinônimos imperfeitos são casos em que os significados são muito parecidos, mas não são exatamente iguais como no caso dos sinônimos perfeitos.
Exemplos de sinônimos imperfeitos:
Beleza – Formosura.
Receoso – Medroso.
Paixão – Amor.
Município – Cidade.
Riacho – Córrego.
Sinônimos e Zé Ramalho
No ano de 2003 os cantores sertanejos Chitãozinho e Xororó produziram um álbum musical chamado de Estação Brasil, onde foram regravadas diversas canções de sucesso do passado. Nesse álbum houve a participação especial do cantor e compositor Zé Ramalho, que cantou juntamente com a dupla a canção que se chama sinônimos.