Epígrafe é um substantivo feminino, derivada do grego epigraphés.
Ela significa frase ou palavra que se grava. Podemos dizer também que epígrafe é a palavra ou frase que sempre é colocada no início de um capítulo, poema livro e etc.
Ela pode servir de resumo ou como tema ao assunto a ser tratado, ela dá sentido e motivação ao leitor.
No âmbito jurídico, a epígrafe é o texto que se coloca no começo de uma lei, serve para esclarecer seus propósitos e fixar a data de sua aplicação.
Sinônimos de epigrafe
- Inscrição;
- Assentamento
- Legenda
- Letra
- Letreio
- Matrícula
- Menção
- Registro
- Mote
- Motejo
- Tema
- Título
- Apólice
- Denominação
- Designação
- Diploma;
- Documento;
- Nome;
- Instrumento;
- Nome;
- Promissória
- Reputação
- Rótulo;
- Impressão;
- Gravação.
O que é epigrafe
A epigrafe é uma frase, título ou inscrição que serve como indução de determinado assunto, funciona como uma síntese do que está sendo apresentado. Geralmente esta inscrita em diversos materiais tais como:
- Pedra;
- Metal;
- Vidro;
- Marfim;
- Madeira;
- Mármore;
Antigamente, a epígrafe tinha como objetivo recordar pessoas ou acontecimentos, homenagear figuras místicas, deuses e personagens históricos de grande importância.
Segundo a tradição romana, a epígrafe somente poderia ser feita se houvessem letras maiúsculas e algumas poucas abreviaturas.
Já na Grécia, as epígrafes eram gravadas em pedras, medalhas, estátuas ou monumentos, servindo como referência histórica à pessoa que estava sendo homenageada.
Podemos encontrar epígrafes também em túmulos, neste caso serve como forma de homenagem ao falecido pelos seus amigos e familiares. Podemos citar como exemplos de epigrafes citações da bíblia, poesias, versos, pensamentos de grandes autores ou provérbios.
A Epígrafe no direito
No direito a epígrafe é um espaço que costuma ser utilizado para que o magistrado possa indicar o tipo de lei associada ao processo, seu número, e o ano em que a mesma foi criada. É uma informação que sempre deve estar na parte superior da folha e bem centralizada.
A Epígrafe em monografias
Em trabalhos de conclusão de curso ou monografias, a epígrafe geralmente é um elemento opcional, mas quando é colocada, sempre enriquece o trabalho.
A escolha da epígrafe no início dos capítulos deve sempre estar relacionada ao tipo de assunto que ele irá abordar, servindo como um resumo.
Se o trabalho for por sobre alimentação, a epígrafe escolhida sempre deve estar relacionada a esse tema. O autor da epigrafe sempre deve ser citado.
O uso da epigrafe e as normas ABNT
A ABNT ou Associação Brasileira de Normas Técnicas – é atualmente a instituição que possui a responsabilidade pela normalização técnica em nosso país.
É ela quem dita, as normas de formatação, para os trabalhos acadêmicos, que são desenvolvidos pelos estudantes que estão prestes a se formar. É responsável por ditar as normas de outros documentos, como:
- Artigos científicos
- Artigos impressos
- Citações
- Referências de documentação e informação
- Normas de apresentação de abstract e sumários
Segundo a ABNT- a epígrafe pode ser um elemento opcional no trabalho, mas tendo em conta que ela serve como uma introdução ao que vai ser estudado, sempre enriquecendo o mesmo.