Leviano é um adjetivo que provém da palavra em latim “Levis”, que significa leve, sem muito peso. Com o passar dos anos o seu sentido foi alterado e incorporado em nossa língua com um sentido negativo. O termo leviano atualmente é sinônimo de imprudente, negligente, vago e inconstante.
Leviandade é o ato de ser leviano, ou seja, é quando uma pessoa diz algo sem ter certeza, sem checar se as informações são realmente verdadeiras, age sem conhecimento e sem preocupação em magoar ou ferir os sentimentos de alguém.
É muito comum associar leviandade a uma pessoa sem escrúpulo, sem caráter, que age de forma irresponsável e sem se preocupar em magoar ou disseminar a discórdia. Que não se importa em passar uma imagem de pessoa fútil e maldosa.
A leviandade no amor pode transmitir uma ideia diferente. Ele pode significar que o amor seja algo volúvel, supérfluo ou passageiro.
O cantor Paulinho da Viola escreveu uma canção com esse tema: “Coração Leviano”, onde ele declara as frustrações de amar alguém que não se pode confiar. Ele diz em seus versos:
Antônimos de leviano
Podemos citar várias palavras antônimas de leviano, dentre elas estão: sensato, moderado, cuidadoso, ponderado, fiel, comedido, prudente, consistente, firme e cauteloso.