Vulnerabilidade Social é um conceito sociológico.
O significado de Vulnerabilidade Social designa grupos sociais ou lugares – dentro de uma sociedade – que estão excluídos dos benefícios e direitos que todos deveriam possuir em um mundo civilizado.
A vulnerabilidade social atinge famílias ou até mesmo indivíduos sozinhos, que geralmente moram na rua, não tem voz para pedir ajuda ou relatar seus problemas e que dependem dos outros.
A vulnerabilidade social, nesse caso, está ligada à pobreza e às condições em que as classes mais pobres e menos favorecidas da sociedade se encontram.
Pessoas que sofrem de vulnerabilidade social estão em uma situação vulnerável, com diversos problemas sociais que poderiam ser sanados com recursos e assistência.
Mas quais são as causas da vulnerabilidade social? Algumas podem ser apontadas:
- Crises econômicas,
- Baixos níveis de educação,
- Catástrofes e guerras,
- Condições geográficas,
- Descaso,
- Falta de comprometimento das autoridades que seriam responsáveis, etc.
Por exemplo, as crises econômicas juntamente com a atuação precária dos órgãos do Estado responsáveis em atender os grupos sociais necessitados são uma grande e crescente causa. Além disso, a falta de emprego e baixos salários também podem contribuir para a vulnerabilidade social.
Alguns sinais indicam quando uma pessoa está em vulnerabilidade social:
- Desnutrição,
- Condições inadequadas e precárias de moradia,
- Falta de saneamento básico,
- Indivíduo sem família e desempregado.
Esses fatores fazem parte do risco social.
Vulnerabilidade e Risco Social
As definições de vulnerabilidade e risco social podem trazer confusão e são consideradas sinônimas, pois ambas estão ligadas com a pobreza.
Na verdade, o risco social é uma consequência da vulnerabilidade. O risco social, portanto, só irá existir se houver vulnerabilidade.
Atitudes para retirar pessoas do risco social é melhorar a qualidade educacional e cultural do país, além da própria escolaridade dos habitantes. As carências podem e devem ser superadas através dessa bagagem cultural e educacional.
Índice de Vulnerabilidade Social
O indicador que auxilia os governos a analisar as condições de vida das classes mais pobres do Brasil é o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social.
O Índice Paulista de Vulnerabilidade Social faz a identificação de pessoas com as maiores necessidades e as localiza, para que seja possível incluí-las em programas (ou até mesmo criar programas) para coloca-las de volta na sociedade.
Em últimas pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a vulnerabilidade social no Brasil teve queda, no entanto ainda é alta nas regiões Norte e Nordeste.