Desktop é um termo simplificado oriundo do inglês desktop Publisher (que é o mesmo que editor de textos de mesa) e que pode ser traduzido como “em cima da mesa”. No campo da Informática se refere à tela inicial do computador, ou mesmo a área de trabalho.
Nesta é possível encontrar vários elementos que integram o sistema do computador como, por exemplo, atalhos de programas, pastas, arquivos, documentos, além de ícones na barra inferior da tela, data e horário.
Devido a sua praticidade e facilidade, é comum os usuários salvarem os seus trabalhos nele, para que possam encontrar mais rapidamente na hora que precisarem realizar o acesso. O Desktop ainda permite personalização, ou seja, o usuário pode modificar desde a disponibilização dos elementos distribuídos, inserir ou excluir arquivos e acrescentar uma imagem no fundo da tela.
Há ainda os gerenciadores de janelas que concedem ao usuário ter mais de uma área de trabalho ou janela aberta para a execução, ao mesmo tempo, de várias tarefas diferentes e que se pode organiza-las de melhor modo.
Por outro lado, o termo Desktop é confundido com laptop uma vez que, ambos possuem uma característica comum: maior praticidade ao usuário. O Desktop é o computador que se coloca sobre a mesa, enquanto o laptop se refere ao computador que se coloca sobre o colo do usuário.
Dessa forma, podem se diferenciar ainda pelo peso e tamanho, tendo em vista que o laptop deverá ser menor para não causar desconforto ao usuário na hora que realizar alguma tarefa.
Por outro lado, o termo Desktop Publisher é uma expressão empregada para se referir aos programas de computador que realizam a tarefa de editar, paginar, criar e tratar imagens, assim como visualizar o tipo de impressão que se obterá do trabalho.
Neste caso, essa atividade está relacionada ao Design Gráfico que cria trabalhos de cunho artístico como é o caso de folders diversos, placas, banners, catálogos, propagandas, entre outros. Para se realizar este tipo de trabalho é necessário utilizar alguns programas de computador específicos como o Photoshop, Coreldaw, Photoscape e o Illustrator.
Quando o usuário não tem acesso ou conhecimento sobre as funcionalidades específicas desses programas considerados avançados faz uso de outros mais simples como: Microsoft Power Point (para criar ou alterar imagens para divulgação de alguma coisa), ou então os editores de texto como o Microsoft Word.