Black Friday é um termo de origem inglesa e, em uma tradução livre, é o mesmo que Sexta Feira Negra que se refere especificamente a sexta seguinte, após o dia de Ação de Graças (no inglês thanksgiving Day) que é um feriado nos Estados Unidos em que as famílias se reúnem para agradecer a Deus todas as conquistas e alegrias que tiveram ao longo do ano.
Deste modo, o comércio americano promove todos os anos, na Última Sexta-Feira de Novembro maiores descontos em seus produtos e serviços com o intuito de atrair os clientes para fazerem as suas compras.
No dia anterior, é comum verificar grande aglomerado de pessoas que formam filas na frente das lojas para conseguirem comprar as melhores ofertas que acabam rapidamente. A ideia chegou ao Brasil por volta de 2010 através do comércio eletrônico e nos anos seguintes foi adotada pelas lojas físicas.
Como o significado de Black Friday é de grandes descontos é comum às lojas aproveitarem a ocasião para fazerem promoções e liquidações de produtos para acabarem com o estoque e, como é uma data próxima ao Natal, experimentarem estratégias de venda para esta data de grande consumo comercial.
A ideia foi amplamente aceita e é comum o mercado se apoiar em seu significado para promover boas promoções em outros dias da semana, como é o caso da segunda-feira (Cyber Monday promovido, em grande parte, pelas empresas que atuam na área cibernética) ou mesmo na quinta-feira (Gray Thursday ou Quinta-Feira cinzenta).
O Black Friday tem ganhado visibilidade e rendido maiores lucros para o comércio do que o próprio Natal, isso sem contar, que se tornou um medidor para verificar os índices, porcentagens e margens de lucro que se podem obter em cada estratégia de venda.