Benchmarking é uma palavra que chegou até a língua portuguesa como um empréstimo do inglês. A palavra benchmarking é formada por duas palavras: bench e marking. A primeira é um substantivo que significa “banco”, enquanto a segunda palavra é um verbo que quer dizer “marcar”.
Assim, significado de benchmarking, ao pé da letra, seria algo como “marcar bancos”.
Na verdade, a palavra benchmarking é utilizada omo sinônimo de comparação ou de aferimento.
É mais comum encontrar o termo benchmarking sendo utilizado na área empresarial e na área de administração de empresas. Neste caso, benchmarking é uma comparação realizada entre as práticas duas ou mais empresas, tendo como objetivo buscar, nas empresas concorrentes, ideias que possam ser utilizadas na sua empresa para melhorar a qualidade de produtos e de serviços.
O benchmarking, portanto, nada mais é que uma pesquisa comparativa de diversos itens que compõem as práticas de uma empresa, na busca de coletar soluções e ideias novas, rentáveis e de qualidade que possam ser copiadas ou servir de inspiração para a empresa que realiza o benchmarking.
De maneira resumida, o benchmarking é uma comparação de práticas empresariais, é um instrumento de gestão que visa deixar a empresa mais competitiva no mercado.
Tipos de benchmarking
Há, essencialmente, quatro tipos de benchmarking: benchmarking competitivo, benchmarking genérico, benchmarking funcional e benchmarking interno.
-O benchmarking competitivo é aquele realizado entre empresas concorrentes. Essa é a omodalidade mais difícil de ser praticada, mas também a mais importante. A dificuldade é devido às empresas dificultarem o acesso de qualquer pessoa externa a seus trâmites internos, protegendo ao máximo sua organização.
-O benchmarking genérico é um dos mais comuns. Ele é do tipo que foca em ações fáceis de identificar e que, em geral, são de fácil acesso e de conhecimento popular, como o tempo de entrega de um produto, as estratégias de marketing, o design da embalagem, o atendimento ao consumidor, etc.
-O benchmarking funcional é bastante similar ao benchmarking genérico, tanto que alguns autores chegam até mesmo a considerar que os dois sejam um só. Na verdade, a diferença é que o benchmarking funcional é mais voltado a determinada função mais específica e definida, enquanto o genérico é muito mais abrangente.
-Por fim, o benchmarking interno é uma prática que ocorre dentro da própria empresa. Na verdade, o benchmarking ocorre entre setores, visando, ao fim, aprimorar a empresa como um todo, buscando as melhores práticas.