Fofoca é uma palavra que diz respeito à prática de realizar afirmações corriqueiras sem qualquer tipo de constatação ou verdade oficial sobre algo ou alguém. A fofoca também é considerada o hábito de falar sobre a vida alheia de outrem. Historicamente falando, atribui-se essa imagem de fofoca à figura da mulher.
O fofoqueiro sempre possui um alvo, que no caso, é a vítima das fofocas. Reis, rainhas, políticos e figuras públicas comumente tornam-se alvo de fofocas e boatos em vista de sua grande popularidade que possuem e da curiosidade do público para com suas vidas pessoais. Algumas dessas pessoas tentam restringir-se e viver uma vida particular discreta para evitarem ser vítimas das fofocas.
O que é fofoca
Fofoca também pode ser entendida como a ação afirmativa de passar adiante notícias a uma ou várias pessoas, sendo que quem pratica essa atividade é chamado de fofoqueiro ou de fofoqueira, respectivamente, conforme o sexo masculino e feminino. O fofoqueiro é considerado alguém bisbilhoteiro, xereta e que sempre está de olho nos acontecimentos ao redor da vida das pessoas, sendo elas famosas ou não. Um fator chave sobre o significado dessa palavra é que as afirmações sempre carecem de fontes confiáveis.
A palavra fofoca normalmente é atribuída ao mundo dos famosos, sendo que a mídia costuma usar outras palavras para mencionar as fofocas contadas, tal como ti titi e mexerico. É comum a existência de programas específicos sobre fofoca no mundo dos famosos, onde há comentários e suposições dos acontecimentos, gerando um clima de polêmica e de suspense, uma vez que a fofoca normalmente carece de informações sólidas, gerando burburinhos, incertezas e especulações.
Apesar de historicamente o hábito de fofocar estar relacionado ao sexo feminino, segundo um grupo de estudos independentes do Reino Unido são os homens quem mais fofocam. Segundo as estatísticas do Social Issues Research trinta e três por cento dos homens foram tidos como fofoqueiros habituais contra vinte e seis por cento das mulheres.