Oito ou oitenta é uma expressão muito utilizada para designar os extremos da personalidade de um indivíduo perante uma situação. Para algumas pessoas mais radicais em suas opiniões, não existe o meio termo na hora de tomar uma decisão. Para elas é tudo ou nada.
Veja um simples exemplo:
“Na hora de negociar um contrato não aceito meio termo. Comigo é oito ou oitenta.”
Geralmente, pessoas com esse tipo de personalidade não costumam voltar atrás no que fazem ou falam. Elas não aceitam outras argumentações e não dão oportunidade para que a outra pessoa tente persuadi-la de seu propósito.
Oito ou oitenta Flávio Cavalcanti
Embora oito ou oitenta seja uma expressão bem antiga, não há nenhum relato preciso sobre sua origem. O que se sabe é que ela começou a se popularizar a partir dos anos 1970. Muitos dizem que tal fato se deu devido a um programa apresentado por Flávio Cavalcante nessa época.
Era um programa de perguntas e respostas. Quando a pessoa errava a resposta recebia 8 pontos, caso acertasse ganhava 80. A pergunta que o apresentador fazia de maneira enfática era: “É oito ou oitenta?”. Tanto o participante quanto a plateia e os telespectadores ficavam bastante apreensivos nessa hora.
Porém, segundo alguns estudiosos, essa expressão também pode ter algo a ver com a numerologia cabalística. De forma que o número 8 representa nossa inquietude e preocupação perante determinados aspectos insignificantes de nossa vida e o número 80 representa justamente o oposto, ou seja, refere-se àquilo que transcende as possibilidades individuais do ser humano.
Também é muito comum vermos essa expressão, oito ou oitenta, em letras de música. Vejamos algumas delas:
Oito ou Oitenta-Maromba Style:
“Se não sou bom o suficiente, dane-se, apodreça
Eu não sou exemplo pra ninguém, cada cabeça é uma sentença
E depois de conhecer, nada mais é o que aparenta
É tudo ou nada, oito ou oitenta”
8 ou 80 – Pitty:
“Nem sempre ando entre os meus iguais
Nem sempre faço coisas legais
Me dou bem com os inocentes
Mas com os culpados me divirto mais”
“Não conheço o que existe entre o 8 e o 80
Não conheço o que existe entre o 8 e o 80”
Podemos destacar um livro escrito por Victor Meyniel intitulado “oito ou 80”. Nesse livro, Victor Meyniel narra de uma maneira descontraída e com muito bom humor alguns fatos de sua vida, como sua infância, bullying, sexualidade e trabalho, além de falar sobre sua síndrome do pânico e de sua atitude perante as situações mais desafiadoras ao longo do seu caminho.