Ximba é comumente conhecido como uma gíria brasileira. A origem do termo é desconhecida.
O significado de Ximba é uma gíria muito utilizada na região Norte do Brasil e traz a ideia de quando esforça-se muito por alguma coisa e esta não acontece. Por isso, “ximbar” pode significar “se dar mal, se ferrar, se ralar”.
O termo ximba ainda pode ter outros significados, como nos casos abaixo:
- Ximba é o movimento que um cavalo faz como se estivesse espirrando – é quando se faz aquele barulho com os lábios e com o nariz –, sendo diferente do relinchar, pois não sai qualquer som, isto é, é somente um estranho movimento realizado pelo animal,
- Ximba Uchyama é o nome de um baixista brasileira do gênero instrumental.
Sua atuação é conhecida, especialmente com cantores brasileiros famosos, como Caetano Veloso, Zizi Possi, Djavan, Gal Costa e vários outros.
- Na Angola, ximba também pode designar a língua falada por uma tribo pertencente ao grupo tyihrero,
- Ainda na Angola, ximba é o nome designado para a mais velha de duas gêmeas.
Ximba é uma palavra bem conhecida no candomblé, pois se refere a uma forma de castigo ou punição que o orixá inflige em seu próprio iniciado, quando ele extrapola as proibições demasiadamente. Estes castigos são aplicados, portanto, para aqueles que não observam e não respeitam as regras – ensinando o infrator que raciocine antes de ofender ou magoar a sua divindade.
Uma característica da ximba, nesse âmbito, é que ela não é aplicada de maneira particular, isto é, não é feita em local restrito ou reservado. Toda a comunidade vê este castigo, pois considera-se uma maneira de que as divindades mostrem seu poder e para estimular a conscientização de que o castigo poderá ser aplicado a qualquer outro.