Storytelling é um termo da língua inglesa que se refere a uma narrativa e pode ser traduzida para o português como sendo a capacidade de contar histórias relevantes.
O que é Storytelling:
Essa palavra é a junção de dois termos em inglês: “tell” que significa contar/ falar/dizer e “story” que significa história, ou seja, quando traduzida ao pé da letra temos a seguinte expressão: “contando história”.
Storytelling é a arte de fazer uso de elementos simples como as palavras ou de recursos audiovisuais para transmitir uma história. Essas histórias podem ser contadas de forma improvisada ou podem ser histórias elaboradas e bem desenvolvidas, tendo todo o cuidado com detalhes que podem ser contextualizadas no ensino/ aprendizagem, servindo assim como transmissão de regras e valores éticos.
A arte de contar histórias já existe há milhares de anos e precede o surgimento da escrita. Não há registros precisos sobre quando essa oralidade começou, mas o que sempre se soube é que ela surgiu da necessidade de entreter as pessoas e de contar feitos heroicos de determinadas épocas.
O Storytelling não é somente uma simples forma de narrar fatos. Ele permite que se estabeleçam ligações interpessoais que ajudam na interação entre as pessoas. Hoje em dia, ele está presente em diversos campos, como por exemplo, no cinema, teatro, literatura e em muitas outras áreas como em jogos eletrônicos.
Para ser tornar um bom contador de histórias, é preciso se preparar, saber se expressar nos momentos certos da história, conseguir manter a atenção das pessoas e os pontos altos da história, além de saber como culminar o enredo.
Há várias formas e técnicas empregadas no Storytelling. É preciso aguçar e despertar os sentidos e as emoções das pessoas, manter uma interatividade entre os personagens, usar uma linguagem fácil e dinâmica para facilitar a compreensão dos ouvintes.
Storytelling no marketing e na publicidade
O uso de Storytelling no mundo do marketing vem sendo uma prática cada vez mais comum. A utilização dessa técnica como ferramenta de capacitação e motivação profissional vem sendo empregada em muitas empresas, assim como forma de lançamento de novos produtos, campanhas publicitárias ou mesmo na capitação de novos clientes em potencial.
Com o avanço tecnológico e o exagero de informações que a internet compartilha todos os dias e o mundo consumista no qual as pessoas estão vivendo hoje em dia, tentar conquistar a atenção de novos clientes é extremamente importante para empresas que querem se consolidar no mercado e vender cada vez mais.
O Storytelling pode funcionar como a melhor ferramenta de marketing para alavancar os negócios e chamar a atenção de novos consumidores.
A criação de uma Storytelling significa querer compartilhar a verdadeira história de uma companhia ou de um produto. É criar uma conexão entre a empresa e o seu consumidor.
Desenvolver um enredo de boa qualidade, que narre fatos reais do surgimento da empresa, do seu objetivo e que demonstre preocupação com os seus clientes é extremamente importante para que um negócio seja visto com seriedade no mercado.
Há cursos específicos de Storytelling. Esses cursos têm por objetivo ajudar professores, palestrantes, empreendedores e qualquer pessoa que queira desenvolver a arte de contar histórias de maneira marcante e comovente.
Existem também diversos livros que ajudam a desenvolver a arte de contar histórias. Um dos livros mais indicados atualmente é o do CEO Adilson Xavier, “Storytelling, histórias que deixam marcas”, publicado pela editora Best Business.
Para quem deseja fazer Storytelling com animações e com conteúdos relevantes, já é possível criar seus próprios vídeos. É necessário ter um bom conhecimento de informática e buscar sites como o Pixton, Scribble press e muitos outros que ensinam a desenvolver e a produzir seus próprios vídeos.