Cyberbullying é um termo da língua inglesa, uma junção de cyber, que corresponde a qualquer tipo de comunicação virtual e bullying, que é o “ato de humilhar ou intimidar alguém”.
O significado de Cyberbullying é uma referência ao tipo de violência praticada através da internet, ou qualquer outra tecnologia que esteja relacionada (como e-mails, blogs, celular, etc.), contra alguém.
O termo cyberbullying é utilizado para designar as práticas de agressão moral que são geralmente organizadas por grupo, contra uma determinada pessoa. A agressão moral acaba sendo alimentada via internet – isso ocorre pelo aumento do uso das redes sociais e com a facilidade que uma pessoa pode se “esconder” (criando perfis falsos).
Discriminatório e vexatório, o cyberbullying é muito mais comum entre os jovens, sendo um assédio moral, que pode ridicularizar, assediar ou também perseguir alguém de maneira exagerada. Os jovens possuem maior dificuldade em lidar com seus problemas, onde vários podem acabar se isolando e dando espaço para o desenvolvimento de depressão e necessitando de ajuda médica.
Cyberbully é o nome dado à pessoa que comete o ato do cyberbullying.
Embora o cyberbullying possa parecer mais “inofensivo” do que o próprio bullying em si (já que aqui a pessoa pode ser agredida fisicamente também), infelizmente essa prática via internet afeta muito o psicológico das vítimas, gerando terríveis consequências, como o próprio suicídio.
Consequências do cyberbullying
Como comentado, as agressões virtuais podem provocar marcas profundas nas vítimas e uma consequência extrema é o atentado contra a própria vida (o suicídio).
Entretanto, este não é o único sintoma que as vítimas do cyberbullying podem apresentar. São outros sinais que são resultado do ato do cyberbullying:
- Problema de comunicação,
- Prejuízo no aprendizado,
- Dificuldade de concentração,
- Diminuição no rendimento escolar,
- Diminuição da autoestima,
- Desenvolvimento de ansiedade, medos, pesadelos, angústias, etc.,
- Dificuldade nos relacionamentos interpessoais,
- Dores diversas (cabeça, estômago, entre outros),
- Vômitos,
- Falta ou excesso de apetite,
- Pensamentos destrutivos,
- Automutilação,
- Tentativa de suicídio,
- Suicídio,
- Abuso no uso de drogas e/ou álcool,
- Estresse.
Há muito perigo na internet, portanto a manipulação dos jovens neste sistema deve ser cuidadosa e, de preferência, com a orientação e vigilância dos pais. Os agressores (aqueles que praticam cyberbullying) procuram por alvos fáceis e, para evitar isso, é possível tomar algumas atitudes:
- Evitar a exposição de fotos e vídeos pessoais que poderão ser usados em montagens,
- Fazer a instalação de programas que fazem o controle de acesso a vários sites,
- Não aceitar convites de estranhos nas redes sociais,
- Fazer o monitoramento dos sites acessados através do histórico do navegador,
- Comunicar os pais em casos de tentativa de agressão virtual.
Cyberbully (Filme)
Cyberbully (traduzido ao Brasil como Bullying Virtual) é o nome de um filme norte-americano lançado em 2011, do gênero de drama que aborda a história de uma mãe que procura meios de ajudar a filha adolescente que se tornou vítima de bullying pela internet.