Odinofagia é classificado como um substantivo feminino. O termo vem do Grego odynos, que significa “dor”, mais phagein, que quer dizer “devorar, comer”.
O significado de Odinofagia é uma condição médica que tem como característica uma dor durante a transferência do alimento da boca para o estômago, isto é, é o desconforto e a dor no momento da deglutição do alimento, no processo em que ele está passando do esôfago em direção ao estômago.
A odinofagia é causada por processos inflamatórios, podendo-se expressar os seguintes exemplos de condições que estão relacionadas com este problema:
- Esofagite infecciosa,
- Esofagite medicamentosa, por conta de antibióticos, antivirais, anti-inflamatórios não esteroidais e outros,
- Esofagite corrosiva, ocasionada por herpes ou candidíase,
- Esofagite por refluxo severa,
- Ulcerações inespecíficas, ocasionadas por conta da AIDS, por exemplo.
Normalmente, os sintomas que são característicos da odinofagia são:
- A sensação de queimação no peito quando tenta-se engolir alimentos, líquidos ou mesmo saliva,
- A sensação de aperto em torno da garganta,
- Uma dor aguda que se irradia para as costas – sintoma ocasional.
O tratamento da odinofagia é realizado tanto para combater os sintomas como para atacar diretamente à causa desta condição médica.
Odinofagia x Disfagia
Com frequência, os termos odinofagia e disfagia são confundidos. Embora ambos abordem problemas relacionados à deglutição (tanto que disfagia também tem a mesma terminação de origem phagein), são conceitos diferentes.
A disfagia é um distúrbio que tem como aspecto a dificuldade da passagem dos alimentos da boca até o estômago, podendo acometer qualquer parte deste caminho.
As causas mais comuns da disfagia são aquelas que enfraqueceram ou danificaram os nervos ou os músculos responsáveis pelo processo de deglutição, tais como:
- Acidente Vascular Cerebral (AVC),
- Traumatismo craniano,
- Alzheimer,
- Parkinson,
- Paralisia cerebral,
- Esclerose múltipla,
- Distrofias musculares,
- Esclerose lateral amiotrófica,
- Câncer de cabeça e pescoço,
- Entre outras.
Como sintomas, a pessoa com disfagia passa por tosse ou engasgo com alimentos ou até com a saliva, possui a sensação de “bolo” na garganta, refluxo gastresofágico, febre sem causas aparentes, etc.