Hepatite é um substantivo feminino. A origem da palavra vem do Grego hepar, que significa “fígado” mais –itis, terminação que significa originalmente “relativo a”, porém virou, para o linguajar médico “doença inflamatória”.
O que é Hepatite:
O significado de Hepatite é uma inflamação do fígado ou também qualquer degeneração deste órgão tendo as mais diversas causas, como é o caso de vírus, bactérias, parasitas, medicamentos, doenças hereditárias e autoimunes, abuso de álcool e drogas, entre outros.
A inflamação faz com que as células do fígado sejam destruídas (os hepatócitos e outros), causando diversas consequências para o organismo do doente.
A hepatite é classificada em:
- Hepatite aguda: é a forma mais frequente de hepatite, sendo que a maioria dos casos é por origem viral, podendo também ainda ser ocasionada por medicamentos, venenos ou produtos químicos.
Também chamada de hepatite benigna ou fulminante, esta determina quando a doença está completamente eliminada do organismo em seis meses.
- Hepatite crônica: é o processo inflamatório prolongado do fígado causado por agentes etiológicos (também podendo ser por vírus, fármacos, etc.), mas a doença permanece no organismo por mais de seis meses, podendo evoluir para cirrose hepática ou outras complicações, como câncer.
Tipos de Hepatite
Conhece-se os seguintes tipos de hepatite atualmente:
- Hepatite A,
- Hepatite B,
- Hepatite C,
- Hepatite D,
- Hepatite E,
- Hepatite alcoólica,
- Hepatite medicamentosa,
- Hepatite autoimune.
Não há tratamento da hepatite aguda, somente se precisar tratar sintomas, entre os quais podem surgir: as náuseas, os vômitos, além de outros mais comuns (embora surjam quando a doença já está em uma fase mais avançada):
- Febre,
- Fraqueza,
- Fezes esbranquiçadas,
- Urina escura,
- Icterícia,
- Perda de apetite,
- Dor abdominal,
- Mal-estar.
Considera-se que o repouso seja um importante fator para o tratamento da doença, além de dar valor a uma dieta rica em carboidratos e pobre em gordura.
Haverá a suspensão do uso do agente causador da hepatite, se for o caso de medicamentos ou mesmo do álcool. Alguns medicamentos para dor e febre poderão ser receitados pelo médico, corticoides poderão ser prescritos para o tratamento da hepatite autoimune.
Em casos mais graves da doença, pode-se até ocorrer transplante de fígado.