Aeróbio é um termo que surgiu a partir da palavra francesa “aérobie”, utilizada pelo grande químico Louis Pasteur durante suas pesquisas de combate às infecções. Porém, sua real origem provém do grego “aero” que significa “ar” mais o termo “bios” que significa “vida”.
Um organismo aeróbio é aquele que precisa de oxigênio para sobreviver ou se desenvolver. Assim, podemos dizer que a respiração aeróbia ou aeróbica só pode ocorrer quando há a presença de oxigênio.
Todas as células dos seres vertebrados e invertebrados utilizam a respiração aeróbica, pois o oxigênio é fundamental para sua subsistência.
Já a respiração anaeróbica ocorre apenas na ausência de oxigênio, como é o caso de muitas bactérias e fungos, que só conseguem respirar e proliferar quando não há oxigênio em seu ambiente.
Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos
Podemos também aproveitar essa denominação para destacar os chamados exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Sendo que no primeiro tipo de exercício, o oxigênio é utilizado na queima de gordura e glicose, produzindo assim, a adenosina trifosfato ou a ATP, responsável por gerar a energia necessária para os músculos em atividade.
Os exercícios aeróbicos, embora possam ser de longa duração, possuem baixa ou média intensidade. Esse tipo de atividade é ideal para se trabalhar os grandes grupos musculares, além de estimular a função dos sistemas vascular, melhorar o metabolismo, a capacidade pulmonar e cardíaca.
Veja abaixo alguns exemplos de atividades aeróbicas que podem exercitar vários grupos musculares durante sua execução:
- Caminhada
- Corrida
- Natação
- Ciclismo
- Dança
- Ginástica
O interessante dos exercícios aeróbicos é que a duração dos movimentos é mais importante do que a velocidade, dessa forma, tal atividade se torna menos exaustiva e mais prazerosa para quem a pratica.
Já os exercícios anaeróbicos, ao contrário dos aeróbicos, apresentam atividades de grande intensidade, mas com curta duração, não dependendo do oxigênio para que haja a produção de energia.
Esses tipos de exercícios trabalham vários grupos musculares de forma ritmada e contínua. São excelentes exercícios para o coração, pulmões, contribuindo ainda para uma grande melhora do sistema cardiovascular.
Eles também são exercícios ideais para quem deseja aumentar apenas a força e a massa muscular ou mesmo tonificar a musculatura corporal.
Os exercícios anaeróbicos trabalham de forma mais intensa um número muito menor de músculos por vez, sendo também o responsável pela metabolização celular da glicose, resultando assim, no aumento do ácido lático no organismo.
Como exemplos de exercício anaeróbicos, podemos citar:
- Corridas curtas (100 metros rasos)
- Sprints
- Saltos
- Musculação
Arremesso de peso