Astigmatismo é um substantivo masculino. O termo vem da junção do Grego a-, que é “sem”, mais stigma, que quer dizer “ponto, marca pequena”.
O significado de Astigmatismo se refere a uma anomalia da visão, considerada uma imperfeição muito comum e fácil de ser tratada, pois acomete a curvatura da córnea, estando ela em formado ovalado e não esférico (que seria sua forma normal).
A alteração causada pelo astigmatismo faz com que a luz refrate em diversos pontos da retina, o que faz com que uma pessoa com esse problema tenha uma visão distorcida ou borrada.
O astigmatismo está muito associado com a hereditariedade, contudo ele pode estar relacionado com outros problemas de refração, como é o caso da miopia e a hipermetropia. Na realidade, esta alteração visual pode também:
- Aumentar ao longo do tempo por causa da idade,
- Estar presente desde o nascido,
- Se desenvolver após uma doença, cirurgia ou lesão ocular.
Vale frisar que o astigmatismo não possui relação ou tem qualquer agravo por situações em que se faz leitura com pouca luz ou sentar-se próximo à televisão, muito menos qualquer associação com o estrabismo.
Uma causa de astigmatismo importante, e que merece ser citada, é o ato de coçar o olho, principalmente em climas secos e que existe uma alta concentração de pó no ar.
Sintomas e tratamento
Normalmente, a visão embaçada ou borrada é a reclamação mais comum sobre este problema de visão. Contudo, existem outros sintomas do astigmatismo que devem ser levados em consideração:
- Não ser capaz de ler letras pequenas,
- Ter dificuldade de leitura,
- Visão dupla,
- Incapacidade de ver de longe ou de perto sem a ação de apertar os olhos,
- Fotofobia (sensibilidade à luz),
- Redução (piora) significativa da acuidade visual à noite,
- Dor de cabeça,
- Ardor e vermelhidão ocular.
Em crianças, pode-se ainda citar tensão nos olhos e olhos cansados.
O tratamento para o astigmatismo pode acontecer por meio de cirurgia da córnea desigual ou o uso de óculos ou lentes de contato – que possuirão lentes cilíndricas, para melhorar a visão do paciente. A cirurgia refrativa é a única maneira de curar o problema, sendo que é realizada com laser.