Versátil é um adjetivo que chega até a língua portuguesa como uma forma derivada do adjetivo latino versatilis, sofrendo apenas uma modificação, o desaparecimento do final –is.
Em português, o adjetivo versátil é chamado de adjetivo de dois gêneros, porque não possui variantes de gênero, ou seja, possui a mesma forma tanto para o masculino quanto para o feminino.
O que é Versátil
Versátil é tudo que é variável e, portanto, que é mutável, inconstante, instável ou polivalente.
O adjetivo versátil é aquele utilizado para descrever algo que não é constante ou homogêneo, ou seja, algo que muda com certa facilidade.
Quando o adjetivo versátil é utilizado para caracterizar pessoas, isso acontece com a intenção de designar alguém que possui habilidades para aprender ou realizar diversas coisas. Assim, uma pessoa versátil é aquela que possui vários talentos, podendo ser chamada, de maneira coloquial, de “pau para toda obra”.
Também pode ser chamada de versátil aquela pessoa que se acomoda e se adapta com facilidade frente a novas circunstâncias ou ambientes. Sendo assim, uma pessoa versátil é uma aquisição que muitas empresas visam fazer, pois alguém versátil tem diversos talentos e possui uma facilidade de adaptação, o que evita problemas caso a metodologia ou os rumos da empresa sejam modificados.
Quando o assunto é automóvel, são chamados de versáteis aqueles carros cuja agilidade é boa e que se movimenta com muita facilmente
A maioria dos materiais que são largamente utilizados pela indústria é versátil, como é o caso do PVC. O PVS é um plástico que pode ser utilizado para diversos fins, desde a confecção de brinquedos até a de bolsas de armazenamento de sangue além, de, claro, ser a matéria prima dos canos PVC.
Na área botânica, são chamadas de versáteis as antenas como as das gramíneas, que, presas apenas em um ponto, oscilam livremente, para qualquer direção.