Insano é um adjetivo masculino que tem origem na palavra em Latim insanus, que significa “louco”.
Insana é o termo para o sexo feminino.
O significado de Insano caracteriza uma pessoa que não está em sua plena saúde mental, alguém insensato, demente, alienado.
A insanidade é um estado que bloqueia a percepção ou interação social de um indivíduo, consequência de alguma perturbação mental e pode ser:
- Algo temporário, como, por exemplo, de alguma perda familiar, motivos traumáticos em geral como um acidente;
- Algo permanente, onde o transtorno psicológico é nato.
O indivíduo insano começa a cometer atos fora do que é considerado normal pela sociedade. Por isso, diz-se que insano é o oposto do termo coragem, já que uma pessoa corajosa enfrenta qualquer situação emocional ou difícil com bravura e firmeza, enquanto que uma pessoa insana age totalmente ao contrário.
O insano deve ser encaminhado para um especialista psiquiátrico qualificado, para que seja possível realizar alguns exames apropriados para o correto diagnóstico de insanidade. Se for positivo, haverá buscas pela psicopatologia, ou seja, o problema que ocasionou a anormalidade do indivíduo.
O diagnóstico de insanidade mental, quando positivo, faz com que a pessoa seja internada em um hospital psiquiátrico a fim de tomar medicações e ser monitorada de forma constante.
Assim, de acordo com a lei, a insanidade dificulta o indivíduo de obrigações legais, como é em uma situação de um ato criminoso que deverá ter um diagnóstico prévio de psicólogos que comprove que a doença interfere na capacidade de raciocínio. Dessa forma, o indivíduo não tem noção do ato que está praticando.
Na mitologia grega, os insanos eram indivíduos possuídos por deuses, sendo seus “fantoches” – a entidade fazia o que queria com a pessoa, isto é, ela não agia por si mesma. Essa possessão era chamada de “manias”.
Insano também é um termo utilizado como gíria na língua portuguesa: designa uma atitude insensata de um indivíduo que pode estar arriscando a vida para ter adrenalina ou mesmo com uma atitude radical que ocasiona admiração de outras pessoas.
Exemplos:
“O discurso foi insano – ele levou o povo ao delírio.”
“O jeito que aquele menino gritou com a mãe! Ele é insano.”