Etimologia é um substantivo feminino com origem na junção de duas palavras gregas: étumos, que significa verdadeiro ou real, e logos, que significa estudo, relato ou descrição.
O que é Etimologia:
O significado de Etimologia é o estudo gramatical da origem e história das palavras, ou seja, suas procedências e como foram suas evoluções ao longo dos anos.
A etimologia explica o significado das palavras por meio de seus elementos, buscando os étimos – que são os vocábulos que originam outros vocábulos. Qualquer palavra conhecida hoje tem um significado e uma derivação de outro termo, que tanto pode pertencer a outra língua como a outro idioma já extinto.
Um notável exemplo é o latim – que mesmo em desuso nos dias atuais é o idioma responsável pela formação de variadas palavras utilizadas na língua portuguesa, bem como no idioma francês, italiano e outros. São essas chamadas de “línguas latinas”.
O vocabulário do Brasil não possui somente palavras provenientes do latim, mas também de outros idiomas estrangeiros e de outras culturas. Pode-se citar o tupi-guarani. Centenas de expressões e outros termos são provenientes de étimos da língua tupi. Alguns exemplos são:
- Xará,
- Capenga,
- Abacaxi,
- Arapuca,
- Cupim,
- Copacabana,
- Ipanema,
- Caju,
- Bauru.
São os etimologistas os responsáveis pelo estudo da história e origem das palavras. Esses profissionais possuem o objetivo de compreender e esclarecer as razões de determinados termos serem escritos de tal forma, mas com uma pronúncia distinta.
São exemplos o termo “vaso”, que embora se escreva com “s” tem o som de “z”. O mesmo acontece com “maçã”, que mesmo escrevendo-se com “ç” tem o som de “s”.
As falsas etimologias são as palavras que possuem um emprego errado, já que seus significados são equivocados. Esses termos acontecem devido ao senso comum e pela cultura popular, que atribuem um significado que é – na realidade – e de outro termo parecido. Dessa maneira, não há comprovação de um etimologista quanto à formação linguística da palavra.
Um exemplo de falsa etimologia é o termo “forró”. De acordo com a falsa etimologia, o termo deriva da expressão inglesa “for all” que significa “para todos”. Contudo, os profissionais de Etimologia afirmam que o vocábulo é uma abreviação da expressão “forrobodó” – que existe desde o século XVIII no Brasil.
Outros exemplos de etimologia na língua portuguesa
Algumas palavras utilizadas no Brasil surgem de um idioma a partir de outro idioma, como é o caso da palavra Filosofia:
- A palavra vem do grego philosophia (junção de philos – “sentir falta” e sophis – “sabedoria, conhecimento”).
- A palavra vem do latim philosophia que se originou a partir do grego, formado pelas palavras philen – gostar muito ou amar e sophis – o que estuda ou sábio.
Outros exemplos de termos e suas etimologias podem ser citados:
- Amor: do latim amor, que significado sentir afeição, preocupação, desejo, gostar de alguém ou algo.
- Trabalho: do latim tripalium (tri (três) e palum (madeira)) – equipamento usado para tortura.
- Cidadania: do laim civitas, que significa cidade.
Nomes próprios também podem ser apontados como exemplos:
- Maria – do hebraico Myriam que significa senhora pura, vidente e soberana. Pode ter surgido do sânscrito Maryáh, que significa “pureza” e “virtude”, bem como da raiz egípcia mry, que significa “amar”.
- Rafael – do hebraico Rephael – que significa “curado por Deus”.
- Yasmin – do persa Yasmin, Yasamen – que significa “jasmim” ou “flor perfumada”.