Onomatopeia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego onomatopoiía, que significa “ato de fazer palavras”.
O que é Onomatopeia:
O significado de Onomatopeia remete a uma figura de linguagem presente na língua portuguesa, que indica a reprodução de ruídos ou sons naturais.
Isso quer dizer que uma onomatopeia é uma forma de utilizar palavras que procuram imitar os sons existentes no cotidiano, como, por exemplo, o barulho característico de cada animal, o barulho de máquinas, o barulho de objetos, os sons dos instrumentos musicais, o barulho provocado pelos fenômenos da natureza, entre outros exemplos.
Por não existir uma reprodução fiel tanto na fala como na escrita de um determinado som, usa-se a onomatopeia.
Pode-se relacionar a onomatopeia com a onomatopoese, que significa o mesmo que neologismo, isto é, a ação de criar novas palavras.
De toda forma, as onomatopeias são figuras de linguagem muito populares em histórias em quadrinhos (cartoons), em publicidades e na poesia. Por isso, são utilizadas como um recurso na linguagem oral e escrita para aumentar a expressividade da mensagem: enfatizam o texto, tornando-o divertido e mais compreensivo.
Algumas onomatopeias já estão tão enraizadas no dia a dia que se tornaram a principal representação de determinado som. Um exemplo clássico é o “miau”, maneira de traduzir o som feito pelos gatos.
Exemplos de Onomatopeias
Alguns exemplos interessantes de onomatopeias são:
- Ploft – barulho de algo que caiu,
- Bi bi (bi–bi) – som de buzina de automóveis,
- Tic tac (tic–tac) – barulho do relógio,
- Smack – som do beijo,
- Trrrim, trrrim – barulho do telefone tocando,
- Boom! – barulho de bomba explodindo,
- Toc toc (toc–toc) – barulho de alguém batendo na porta,
- Au au – som de cachorro latindo.
Não somente no Português, as onomatopeias podem existir em outros idiomas, sendo distintas, afinal há diferentes fonemas. Enquanto que na língua portuguesa usa-se “ai” para expressar dor, no inglês, a onomatopeia seria “ouch”.