Prosopopeia é classificado como um substantivo feminino. O termo vem do Grego prosopopoiía, que significa “personificação”, onde prosopon é “rosto, pessoa” e poiêin é “fazer”.
O significado de Prosopopeia é uma figura de linguagem utilizada a fim de atribuir a seres inanimados – que são aqueles sem vida – características de seres animados (com vida) ou mesmo atribuindo aspectos humanos a eles.
Ou seja, a prosopopeia acontece quando se faz uso de qualidades, ações ou sentimentos humanos a seres irracionais ou inanimados.
A prosopopeia é muito conhecida por “personificação” ou “animismo”. Enquanto que a personificação é o reconhecimento de traços e reações física de pessoas em coisas, o animismo serve para trazer reações espirituais às coisas, isto é, falar que a “noite é serena” é um exemplo de animismo.
Exemplos claros de prosopopeias:
- “Meu avô deve estar se revirando no túmulo.” (O avô está morto, não podendo estar se revirando),
- “Parece que meu computador está cansado de tanto ficar ligado.” (O computador é uma máquina, logo não sente absolutamente nada),
- “Veja que até o sol está mais feliz hoje.” (O sol é uma estrela, não podendo ser feliz ou não),
- As flores do campo ficam dançando ao vento.” (O vento agita as flores, portanto elas não dançam).
A prosopopeia é muito vista em apólogo e fábulas, pois os autores conseguem fazer com seres inanimados e animais ganhem vida e expressem características humanas, podendo, tais como falar, pensar, brigar e expressar vários sentimentos. Dessa forma, a descrição de determinado texto ganha maior força dramática, intensificando a atração do leitor pela leitura.