Lhaneza é a qualidade de quem possui lhanura ou daquele que é lhano. O substantivo feminino lhaneza pode ser compreendido como sinônimo de lisura, sinceridade, simplicidade, franqueza.
O termo lhaneza não é um termo popular, tendo sua utilização mais restrita a meios eruditos e cultos, aparecendo por vezes no âmbito do Direito. Entretanto, sempre será um ser humano dotado de lhaneza alguém que demonstrar ser delicado e amável, simples e modesto, sincero ou franco, despretensioso e afável.
Vamos que lhaneza é uma propriedade de pessoas de caráter, que sabem como se portar e como serem bem quistas em seu grupo social sem subterfúgios e hipocrisia, que são corretas, agradáveis, solidárias e honestas.
Entre os sinônimos da palavra lhaneza, além dos já citados, podemos enumerar ainda alguns, tais como:
- lealdade,
- gentileza,
- despretensão,
- docilidade,
- sutileza,
- afabilidade,
- meiguice,
- agrado,
- amenidade,
- amabilidade,
- benevolência,
- brandura,
- delicadeza,
- benignidade,
- cortesia,
- generosidade,
- polidez,
- boa-fé,
- macieza,
- honradez,
- probidade,
Lhaneza no Âmbito Jurídico
O termo ganhou alguma notoriedade depois de uma conversa entre os ministros do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. Na ocasião, durante um julgamento do STF, Joaquim afirmou que tradicionalmente Gilmar Mendes possuía as qualidades da gentileza e da lhaneza. Gilmar, em resposta, disse que era Joaquim Barbosa que dava lições de lhaneza ao Tribunal.
No universo do Direito, é provavelmente onde o termo lhaneza é mais utilizado, é onde encontramos a expressão lhaneza de advogado. Como vimos, lhaneza é uma característica positiva apreciada em qualquer pessoa, e alguém dotado dessa característica poderá também ter boas chances no mundo profissional. E no Direito, a lhaneza é uma imposição ética, algo que se espera de todo advogado e que mesmo por lei é assim determinado: um advogado deve ter lhaneza.