Sessão é uma palavra proveniente do latim “sessio”, que tem o significado de “assento”, ou “cadeira”.
O que é sessão?
Sessão é um substantivo que designa um intervalo de tempo em que se ocorre uma reunião deliberativa ou uma atividade específica, podendo servir para se referir a um espetáculo de dança, de música, uma peça de teatro, uma exibição de filme no cinema, uma sequência de mostras de fotos ou mesmo uma consulta de terapia, entre outras coisas.
Na área jurídica, durante um julgamento, sessão é cada uma das reuniões em que se juntam os advogados, juízes e os intervenientes de um processo, dedicando-se a discutir e deliberar sobre um processo ou qualquer caso jurídico.
A palavra sessão, por sua etimologia, nos remete ao ato de sentar-se, como por exemplo, para assistir a uma sessão de cinema ou para uma reunião.
Na linguagem popular, a palavra sessão está mais vinculada ao cinema, tornando-se praticamente um sinônimo da sétima arte. Para outros tipos de reunião ou de sessão, utilizam-se outros termos, como por exemplo, quando duas pessoas querem marcar uma sessão para discussão de assuntos relevantes, apenas dizem: precisamos sentar e conversar sobre o assunto.
É frequente a confusão criada na mente das pessoas menos eruditas com relação a termos homônimos ou homófonos, como no caso de cessão, seção e secção. Embora esta última não possa ser confundida por sua pronúncia diferente, lembra muito a palavra sessão.
Cessão, Seção e Sessão
A diferença entre essas palavras é mostrada através de sua própria grafia, embora tenham a mesma pronúncia:
- Cessão é o ato de ceder, de atribuir algo a alguma pessoa, conceder alguma coisa, transmitir os direitos próprios para outro (no caso do Direito), com um contrato de cessão (de bens ou direitos);
- Seção é um setor, uma repartição de um órgão ou um departamento de uma empresa. Neste caso, a palavra está ligada à divisão de um todo em várias partes, como no caso da seção de pessoal ou seção de finanças de uma empresa, ou na seção de protocolo de uma repartição pública.