Crachá é como é conhecido o cartão ou pequena placa, geralmente utilizado junto à roupa e que serve para a identificação da pessoa em contextos em que a organização e o controle de pessoal é importante, como no horário de expediente de uma grande empresa, por exemplo.
O substantivo masculino crachá tem origem na palavra francesa crachat, termo que tem o mesmo significado da palavra no português.
Um crachá geralmente está pendurado com um grampo ou gancho, que o prende à roupa da pessoa ou então se fixa ao indivíduo através de uma fita ou pequena corda, ficando pendurado a partir do pescoço. Servirá para que, em uma empresa, convenção, conferência ou um evento, todos os presentes possam ser identificados com as informações
O cartão ou placa indicativa, que chamamos de crachá, conterá os dados pessoais da pessoa, podendo ter mais ou menos informações conforme a ocasião, e geralmente também terá a foto de seu portador.
No mínimo, podemos dizer que um crachá conterá, além do nome daquele que o utiliza, também a sua função na empresa ou origem se for uma conferência. Além disso, vamos encontrar o logotipo da organização em que trabalha a pessoa ou, se for o caso, o nome do evento.
Especialistas na área de eventos e de Administração de Empresas recomendam o uso do crachá, pois este possibilita uma maior integração entre os colaboradores e empresta à empresa maior profissionalismo e organização.
Entre os dados que devem constar no crachá, não existe uma regra geral. Cada empresa ou ocasião coloca os dados que mais achar pertinente. Contudo, especialistas recomendam que dados como CPF e grupo sanguíneo são descartáveis.
O termo crachá também aparece no mundo militar, tendo um significado semelhante, mas com algumas sensíveis diferenças do crachá que é usado em outros contextos. Neste sentido, o crachá será a insígnia que identifica o indivíduo por suas condecorações ou ainda o emblema ou distintivo que numa corporação vemos no quepe do militar.
Na polícia, o crachá é uma placa metálica que identifica o policial como tal, e que é mais conhecido pelo nome de distintivo.