Geração Y é uma expressão. Geração é um substantivo feminino que vem do Latim generatio, de generare, que quer dizer “dar vida a”, de genus, que é “geração, raça, família”. Y é a vigésima quinta letra do alfabeto latino.
O significado de Geração Y é utilizado para designar a geração de pessoas que nasceram após os anos 1980 e o início dos anos 90. Também conhecida como Geração do Milênio e Geração da Internet, a Geração Y se caracteriza pela presença dos avanços tecnológicos, ou seja, as pessoas nascidas nesse período foram as primeiras a aproveitar um mundo totalmente globalizado.
Ainda, essa foi uma época marcada pela prosperidade econômica, o que facilitou que várias potências mundiais surgissem.
A Geração Y possui uma convivência muito precoce com a tecnologia avançada, muito mais cedo do que a Geração X (geração dos nascidos entre 1960 e 1980). Nesse sentido, as pessoas desse período são tidas como conectadas, serem multitarefas, viciadas em mídias sociais e ao mesmo tempo são empreendedoras e donas das ferramentas para fazer suas produções e divulgar suas criações.
Para os psicólogos, há uma característica muito marcante na Geração Y e que também é controversa: as pessoas nascidas nessa época são imunes a regras hierárquicas, isto é, não dão tanto valor na rigidez de procedimentos e normas, veem com pouco sentido a hierarquia inflexível e acreditam e buscam alcançar seus sonhos individualmente ao invés de conquistá-los através da empresa.
Não somente isso, a Geração Y, por ser a primeira verdadeiramente global, tem como aspecto o desejo constante por novas experiências. Nesse caso, estas pessoas são ávidas por liberdade, movimento, mudanças, informalidade e inovação, tanto na área pessoal como na área profissional.
Há um desejo de encontrar um propósito no que se faz, em especial no trabalho e no ato de se relacionar com produtos e marcas.
A Geração Y possui otimismo quanto ao futuro, podem lidar com a diversidade e se preocupam com o meio ambiente.
Resumo das características da Geração Y
As características que mais interessantes da Geração Y são:
- Busca por melhores oportunidades no âmbito profissional,
- Trocam mais de emprego pela busca de algo que valorize o crescimento e proporcione desafios,
- Sempre em busca por novas tecnologias e sempre conectada a ela,
- Preocupação com o meio social e ambiental,
- É uma geração globalizada,
- São pessoas ambiciosas, individualistas, multitarefas e mais autônomas,
- Fazem aquilo que lhes dão prazer (trabalhar naquilo que se gosta).
Outro ponto que marca a Geração Y é a proximidade com os pais, os quais são permissivos até em exagero, ocasionando filhos mais mimados e sem noção de limites. Entretanto, houve uma criação por parte dos pais para que os filhos fossem mais livres, que buscassem o autoconhecimento e que encontrassem seus talentos.
Geração X, Y e Z
As expressões Geração X, Geração Y e Geração Z fazem parte da Sociologia e abordam as pessoas nascidas em distintas épocas.
A Geração X inclui as pessoas que nasceram no início dos anos 1960 e até o início dos anos 80, que passaram pela famosa fase hippie, caracterizando-se pelos seus ideais, mas sem qualquer identidade aparente, enfrentando a dura realidade de que os sonhos não passariam disso, de um desejo muito distante, por ter um preço alto e ser um caminho longo.
A Geração Y, como comentado, abrange as pessoas que nasceram após os anos 1980 e início dos anos 90. O avanço da tecnologia e a prosperidade econômica marcam essa etapa, com as crianças aproveitando as facilidades que os pais ofereciam, com o objetivo de dar uma melhor vida do que aquelas que eles mesmos tiveram.
Logo veio a Geração Z, os nascidos após o ano de 1995, aqueles que vivenciaram a expansão da internet de forma exponencial e dos próprios aparelhos eletrônicos, estando familiarizados com todas as possibilidades da internet desde pequenos.
Geração Y no campo de atuação
A existência de profissionais de diferentes gerações pode gerar certos conflitos no contexto empresarial – isso se deve por cada um possuir uma forma de pensar e agir, o que deve ser levado em consideração pelos empregadores em proporcionar um bom ambiente de trabalho.
A adaptação entre esses elementos de distintas gerações é a chave para que uma organização tenha sucesso.
A Geração Y, no mercado de trabalho, gosta de inovar, enquanto que a Geração X é considerada mais “pé no chão”, isto é, prefere as estabilidades e o equilíbrio já existentes.
A Geração Y é aquela que, no ambiente de trabalho, prefere:
- Faz mais uso da digitação do que a escrita,
- Utiliza mais e-mails do que outros meios de comunicação,
- Buscam por novas tecnologias e por informações atualizadas,
- Procuram solucionar rápida e facilmente os problemas,
- Há grande inteligência emocional.
De modo geral, são excelentes colaboradores.