Incógnita é uma palavra de origem latina cujo significado se relaciona à ideia de algo ignorado ou que se pretende conhecer.
A palavra incógnita deriva do latim incognitus, formado pelos termos in, partícula negativa correspondente a “não”, mais cognitus, cujo significado é ”conhecido”.
Na língua latina, seu correspondente direto é o termo ignoto, cujo significado também se refere a algo desconhecido.
Porém, incógnita pode se referir a algo que está disfarçado, enquanto ignoto faz referência somente àquilo que realmente é desconhecido.
Os sinônimos de incógnita são: desconhecida, ignorada, ignota, escondida, eclipsada, misteriosa, enigmática e oculta,
Os antônimos de incógnita, por sua vez, são: revelada, encontrada, achada, manifesta.
É um termo de uso bastante comum e utilizado em diferentes circunstâncias
Incógnita na matemática
Na matemática, o uso da palavra incógnita é bastante frequente e, costumeiramente, faz referência a valores indeterminados e não variáveis de uma equação.
O estreito laço entre as artes e a matemática também pode ser apreciada na canção “Incógnita Proposital”, da banda The Gust.
Na matemática pura a incógnita diz respeito a uma grandeza, quantidade ou volume desconhecido e invariável, mas que se intenciona determinar por meio da resolução de uma equação ou problema.
Normalmente, nas expressões matemáticas, a incógnita é simbolizada pela letra x, costume decorrente da incapacidade das escolas matemáticas espanholas traduzirem a sonoridade da letra “sheen”, correspondente moura ao termo indeterminado de uma equação.
Variável e incógnita
A determinação de uma incógnita matemática é um desafio presente em diferentes situações e colabora na organização dos cálculos aritméticos e na determinação de valores indeterminados.
O esforço empreendido para identificar uma incógnita nada mais é do que o ato de resolver operações aritméticas.
Os cálculos podem possibilitar a determinação de uma incógnita trivial, incógnita na matriz ou mesmo uma incógnita arbitrária.
Por isso é importante não confundir as variáveis com a incógnita da equação, erro muito comum de acontecer.
Normalmente, tanto as variáveis quanto a incógnita são representadas por letras, sendo a incógnita mais comumente representada pela letra “x” e, as variáveis pelas letras y, a, b e c.
A incógnita diz respeito ao valor não determinados da equação, ele é único, enquanto as variáveis, por outro lado podem ter valores diversos.