Gentileza é a característica do que é amável, nobre, educado e delicado, enfim, que demonstra um comportamento gentil. A gentileza (substantivo feminino) é uma característica de algumas pessoas, e tem seus significados relacionados à generosidade, ao respeito e à boa educação.
Podemos sintetizar os significados da palavra gentileza da seguinte forma: é uma forma de agir, um jeito particular de um indivíduo ser, uma visão de mundo, um modo de se relacionar e se envolver com os demais, caracterizado pelos atos cordiais e solidários. A gentileza tem seus significados individuais diretamente relacionados ao caráter, valores pessoais, comportamentais e ética.
O que é Gentileza?
A gentileza pode transformar vidas e relacionamentos. Pessoas gentis não são egoístas, e com isso se destacam, pois estabelecem com maior facilidade a comunicação com seus semelhantes.
Pesquisas científicas comprovam que a gentileza tem também significados para a saúde do ser humano. Isso porque ela está relacionada ao gene liberador da dopamina, um neurotransmissor que proporciona o sentimento de bem-estar. Portanto, pessoas que praticam a gentileza e ajudam o próximo aumentam os seus níveis de felicidade, têm melhor saúde emocional e menor tendência à depressão.
Exemplos de gentilezas:
- Cumprimentar as pessoas;
- Ceder o lugar no transporte público para quem precisa, mesmo que não se trate de um banco reservado;
- Dizer “obrigado” e “por favor”;
- Prestar real atenção ao que as pessoas falam
Gentileza: sinônimo
Possuem significados semelhantes aos de gentileza: afabilidade, urbanidade, civilidade, polidez, simpatia, amabilidade, educação, atenção, cortesia e delicadeza.
Antônimos de gentileza
Estupidez, grosseria, incivilidade, brutalidade e selvajaria são palavras com significados opostos aos de gentileza.
“Gentileza gera gentileza”