Namoro é um tipo de relacionamento, mais comum entre os jovens, em que casais unem-se a fim de trocar intimidade, sentimentos e experiências. Não é uma relação onde exista algum tipo de vinculo legal, como o casamento, mas que em geral envolve grande comprometimento por parte dos dois namorados.
A palavra namoro tem como raiz a palavra amor, e o dia dos namorados é celebrado no dia 12 de junho. Contudo, não universalmente, essa é a data que marca as comemorações entre os namorados no Brasil. Em alguns países, como nos Estados Unidos e Canadá, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro e é chamado de Valentines’s Day ou dia de São Valentim.
O namoro é importante pois é graças a esse tipo de relacionamento que aprendemos a conviver como casal, compartilhando alegrias e tristezas, adquirindo maturidade para relações posteriores que exigirão mais responsabilidade e comprometimento. Serve como uma preparação para a vida de casado.
Um outro fator que faz do namoro um tipo de relacionamento importante é o fato de que é através dele podemos escolher a pessoa com quem potencialmente iremos passar todo o restante de nossas vidas. Quando em um namoro encontramos uma pessoa realmente especial, a relação passa a ficar séria e o casal já não quer mais se separar, o namoro pode então se transformar em um noivado e mais tarde em um casamento.
Como uma espécie de preparativo para o casamento, o namoro também é importante para fazer com que os amigos e familiares do casal se habituem aos dois como tal e tornem-se cúmplices de sua felicidade quando eles decidirem que o relacionamento será mais sério.
Contudo, o namoro é uma experiência muito relativa que varia de significado de casal para casal, conforme a classe social ou a cultura. Muitas vezes um namoro pode ser até mesmo uma relação sem grande comprometimento, sendo só uma forma de o casal não ficar sozinho, disfrutando um pouco do carinho de outra pessoa, enquanto alguém realmente especial não aparece.