Diretrizes é um substantivo feminino, plural de diretriz. Sua origem vem do latim medieval directrice.
O que é Diretrizes:
O significado de Diretrizes, juntamente com seu termo de origem, traz a ideia de orientações, guias, rumos. Por isso, o termo tem vários usos, graças aos seus significados.
Diretrizes também podem ser linhas que definem e regulam um caminho ou traçado a ser seguido. Além disso, diretrizes tem como conceituação instruções ou indicações, em momentos que se elaborar um plano, um negócio ou mesmo uma ação.
Em sentido figurado, o termo diretriz pode significar normais de procedimento.
Nos dicionários, encontra-se o termo diretriz conceituando a mulher diretora. Atualmente, o termo está em desuso e só se usa a palavra diretora, para designar a pessoa que orienta ou dirige uma instituição.
Para o estudo da Geometria, a diretriz é uma linha traçada, por onde se desenha uma outra linha ou uma superfície – isso serve para quando há a intenção de idealizar uma figura plana ou sólida. Diretriz de projeção é um plano ou uma reta para que se fixe a direção das retas ou dos planos projetantes.
Diretrizes na educação
No Brasil, há a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que define e regulariza a organização da educação (pública ou privada) brasileira por meio dos princípios existentes na Constituição.
A LDB estabelece os rumos, direções e as bases da educação em território nacional, proporcionando orientações para que seja possível disciplinar a educação escolar, desenvolvendo um modelo de ensino.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação teve sua criação em 1961, com novas versões aprovadas em 1971 e 1996, que é a mais atual.
Conforme a LDB, a educação no Brasil está dividida em dois níveis:
- A educação básica – constitui a educação infantil, ensino fundamental e o ensino médio,
- E o ensino de nível superior – graduação. O mestrado e doutorado ainda não fazem parte da LDB.
A LDB reafirma o direito à educação, estabelecendo os princípios da educação e os deveres do Estado com relação a educação escolar pública. Define também as responsabilidades entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Além disso, algumas modalidades da educação também estão incluídas na educação do Brasil, tais como:
- Educação especial – para alunos com necessidades especiais,
- Educação a distância – que utiliza meios e tecnologias da informação e comunicação para estudantes estudarem em tempos e locais variados,
- Educação Profissional e Tecnológica – para aperfeiçoamento de conhecimentos tecnológicos e científicos,
- Educação de Jovens e Adultos – para pessoas que não tiveram acesso à educação nas idades apropriadas,
- Educação Indígena – para comunidades indígenas, para que seja possível respeitar a língua e a cultura de todos.