Muay Thai é uma arte marcial.
O que é Muay Thai:
O significado de Muay Thai designa a arte marcial tailandesa, conhecida também como “boxe tailandês” e, obviamente, vem da Tailândia e espalhou-se com rapidez como um dos esportes mais favoritos em diversos países do mundo inteiro.
Acredita-se que esta arte marcial já possua mais de 2 mil anos de idade, sendo que muitos consideram que a origem desta está ligada intimamente com a origem do povo tailandês, mais especificamente na província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé, na China Central. Por ser um local fértil para a agricultura, houve muita hostilização e ataques de bandidos – isso resultou na criação de um método de luta que era chamado de “Chupasart”, que servia também como autodefesa, com o uso de armas diversas.
O uso das armas ocasionou vários acidentes entre os praticantes. Foi a partir disso que foi criado um método de luta sem armas: o percursor do atual Muay Thai.
O Muay Thai não é uma arte marcial agressiva como muitos acham. Este tipo de luta possui inúmeros benefícios para o corpo, tais como:
- Maior flexibilidade,
- Músculos mais definidos,
- Melhora o contorno corporal,
- Melhora o condicionamento físico,
- Emagrece,
- Melhora a autoestima,
- Disciplina a mente e o corpo,
- Estimula a coragem,
- Entre outros.
É interessante saber que o Muay Thai é também chamado mundialmente de “a arte das oito armas” ou “a arte dos oito membros” – esta denominação se refere ao uso combinado de técnicas e da força dos membros do corpo humano, que no caso seriam as mãos, os cotovelos, as pernas e os pés.
Não só praticantes do sexo masculino, mas também do sexo feminino, estão cada vez mais interessados na prática de Muay Thai, vendo-o como se fosse uma filosofia de vida. De todo modo, a luta é caracterizada pelo ataque e contra-ataque, realizada através de diversas técnicas pelos praticantes.