Erudito é um adjetivo masculino, sendo que erudita é o termo usado para o gênero feminino. A origem da palavra erudito vem do latim: eruditus – que significa educado ou instruído.
Eruditusé particípio passado de erudite – que significa educar ou ensinar.
O que é Erudito?
O significado de Erudito é semelhante ao significado do termo latino: é alguém ou algo que possui uma cultura ampla, ou seja, que tenha um grande conhecimento sobre um determinado tema ou assunto.
Como adjetivo, erudito também pode estar associada à música ou à leitura, bem como à cultura de forma geral.
Erudito é um termo que entende-se como algo bem elaborado, bem entendido, cuidado. Por exemplo, obras eruditas, músicas eruditas – qualidade de uma pessoa que possui maior conhecimento de tais assuntos.
Além disso, usa-se a palavra erudito para designar um indivíduo que está sempre com vontade de aprender, de modo que está sempre estudando, pesquisando e se aprofundando em assuntos cultos, como é o caso da história, artes e pensamentos.
Antigamente, via-se o erudito como uma pessoa de idade avançada que auxiliava reis e governantes graças ao seu conhecimento. Hoje, o erudito é alguém que possui capacitação para falar sobre determinado assunto (uma pessoa que tem mais conhecimento que os demais sobre algo).
Os termos culto, letrado, iluminado e enciclopedista são consideradas sinônimos de erudito.
Erudito em inglês pode ser eruditeou scholar.
Erudito e Popular
A cultura erudita e a cultura popular são antônimas.
A cultura erudita é uma classe cultural voltada para indivíduos que possuem um alto nível de conhecimento/instrução ou uma formação específica sobre um certo assunto, como, por exemplo, uma área científica, movimentos históricos, história da arte, entre outros.
Já a cultura popular é considerada uma manifestação simples, geralmente com aspectos regionais que é passada de geração para geração. Um exemplo da cultura popular é o próprio samba – que é ensinado e transmitido desde o surgimento.
Música erudita
Música erudita é sinônimo de música clássica – aquela é mais elaborada, e que cada cultura possui a sua, mas que não pertence à tradição ou ao folclore.
Música erudita é composta por maestros e outros conhecedores da música, como, por exemplo, Beethoven – denominado compositor clássico.