Rudimentar é o mesmo que rude, qualifica algo que não se desenvolveu ou que ainda não se desenvolveu. Rudimentar designa algo que requer aperfeiçoamento ou alguma coisa que está em seu estágio inicial, no começo, apresenta aspecto elementar.
Quando estamos no início dos estudos sobre determinado tema, estudamos os seus rudimentos, o básico, estamos no nível iniciante, e a fase rudimentar do aprendizado, essencial para que depois possa haver um aprofundamento. O mesmo que básico, quem só sabe o básico sobre tocar um instrumento tem um conhecimento musical rudimentar.
Empregamos o termo rudimentar ainda como sinônimo de primitivo. Da mesma forma, algo tosco, sem refinamento, grosseiro, sem acabamento pode ser chamado de rudimentar. Ao mesmo tempo, a palavra pode ser empregada para algo que é simples, que não apresenta complexidade, algo modesto.
Quando qualificamos algum aspecto de uma pessoa como rudimentar, em geral nos referimos ao seu nível intelectual que se mantém em um patamar básico, ou a sua falta de destreza psicológica ou mesmo ao seu baixo discernimento moral.
Rudimentar pode ser ainda aquilo que se apresenta só com o essencial, que é básico em sua composição, que não é trabalhado.
Agricultura Rudimentar
É chamada de agricultura rudimentar aquele tipo de agricultura que carece de técnicas e de tecnologias mais avançadas em seu feitio. É o tipo de agricultura que trabalha da mesma forma que trabalhavam os primeiros agricultores, sem um arado ou técnicas de irrigação, por exemplo.
Os seres humanos, antes da civilização, viviam uma vida nômade, como caçadores e coletores. Com a descoberta da técnica do plantio, houve uma revolução agrícola que permitiu que esses nômades passassem a ser sedentários, não precisando mais vagar por sua região em busca de alimento. Agora, os seres humanos podiam plantar o que iam comer. Essa primeira agricultura era rudimentar, básica, simples, primitiva, se comparada com as modernas técnicas agrícolas de hoje em dia.