Aferir é um verbo e tem como origem a palavra afferere em Latim.
Significado de Aferir
Aferir tem como significado conferir, medir ou averiguar medidas (ou pesos) através de uma padronização legal (oficial).
Aferir é necessário para graduar – ajustar, achegar – um instrumento de medida, para que ele fique com os valores corretos. Exemplos são os hidrômetros e os manômetros, que, respectivamente, servem para medir o volume de água gasto e medir a pressão de fluídos.
Outro caso importante é como aferir pressão arterial, realizado a partir do esfigmomanômetro (manual ou automático) – para diagnósticos de pressão alta (hipertensão) ou de normalidade – que mede valores da pressão sistólica (alta) e diastólica (baixa).
Aferir também pode ser usado no sentido figurado quando indica-se a avaliação ou medição de competências e conhecimentos de um candidato – feito através de exames ou testes. Um exemplo é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que possui o objetivo de aferir se o candidato possui os conhecimentos estudados no ensino médio, entre outros que serão fundamentais para o seu futuro acadêmico.
Há vários termos que são considerados sinônimos da palavra aferir: verificar, calibrar, afinar, conferir, harmonizar, equiparar, igualar, regular, marcar, amoldar, entre outros.
Aferir x Auferir
Embora sejam parecidas na grafia, aferir e auferir possuem significados diferentes. Por isso, são chamadas de parônimas.
Enquanto que aferir dá a ideia de medição, calibrar e verificar, auferir tem como significado colher, extrair, receber, tirar, lucrar, ganhar, entre outros termos semelhantes.
Auferir está relacionado com a obtenção de vantagens financeiras.
Por exemplo: “O lucro auferiu expressivamente desde o início do investimento.”