Orkut é o nome da rede social de maior sucesso no Brasil antes do Facebook. O Orkut foi criado em 2004 por uma equipe de pessoas ligadas ao Google e que teve como projetista chefe o engenheiro turco Orkut Büyükkökten que emprestou seu nome ao projeto.
O Orkut foi lançado inicialmente nos EUA. Divulgava-se a rede através de convites, somente usuários já cadastrados poderiam enviar convites a novos usuários. A rede cresceu, mas sucesso mesmo o Orkut teve no Brasil. A rede se espalhou por diversos países e em alguns até obteve uma certa repercussão, mas no auge do Orkut a maioria dos acessos diários à rede vinham do Brasil.
A importância do Brasil para o Orkut foi tanta que em agosto de 2008 o Google fez o anuncio de que a sede de operações do Orkut seria transferida da Califórnia para o Brasil, dada a demanda por suportes diversos incluindo assuntos legais. O crescimento do Orkut no Brasil fez com que pouco mais de um ano depois de ser lançada a rede social já tivesse uma versão em português.
Funcionamento do Orkut
O Orkut era uma rede social que operava de uma forma diferente do Facebook, a rede social que o superou. No Orkut, a interação entre os usuários era menor, menos intensa e menos frequente, não havia um sistema de notificações constantes como há na rede de Mark Zuckerberg. No Orkut, os usuários tinham que checar os seus recados e comunidades para saber o que havia de novo, não haviam avisos. Contudo, com o tempo e a crescente popularização do Facebook o Orkut recebeu alterações que o deixaram mais parecido com o seu concorrente.
Um dos principais atrativos do Orkut eram as suas comunidades, onde pessoas com afinidades se encontravam para conversar, debater e trocar informações.