Hype é um termo originário do idioma inglês e que podemos traduzir como campanha publicitária, jogada de marketing, ação de marketing. Contudo, em geral o termo se refere mais propriamente a uma campanha publicitária exagerada, uma ação de marketing ostensiva, um golpe de publicidade.
O termo migrou das agências de marketing e publicidade para o cotidiano transformando-se em uma gíria contemporânea no Brasil, que se usa para se referir a algo que está fazendo sucesso, que está crescendo, que está dando o que falar, que está dando certo do ponto de vista econômico.
Assim, hype é algo da moda, uma tendência forte, algo que abala a opinião pública, aquilo que viraliza na internet. O hype do momento pode ser uma notícia sobre a qual todos estão comentando ou o disco novo de uma banda que o pessoal não para mais de ouvir e baixar na web. Podemos dizer que aquele corte de cabelo que todas as garotas estão adotando é um hype ou um novo tipo de tatuagem que o pessoal faz fila para fazer nos estúdios.
Um hype tem tudo a ver com estardalhaço, badalação, alvoroço, alarde, tem a ver com febre, onda, sensacionalismo, burburinho, sensação, carnaval, furor.