Drive thru é um termo que se origina no idioma inglês é tem o mesmo significado de drive-through, que seria a grafia mais correta para o termo. Drive-through pode ser traduzida como “através do carro” ou “dirija por”.
O serviço de drive thru é muito conhecido e utilizado em todo o mundo e consiste em poder fazer um pedido em uma lanchonete e recebe-lo sem precisar sair do carro. O sujeito estaciona, faz o pedido pela janela, e assim que recebe o que pediu, vai embora e abre a vaga para que outro motorista faça o mesmo. É muito comum o serviço ser oferecido por empresas de fast food.
A ideia do drive thru apareceu em 1931, em meio a grande recessão americana. Royce Hailey era funcionário de uma lanchonete em Dallas, estado do Texas, quando certa vez ouvi o seu chefe exclamar que os clientes estavam tão preguiçosos que nem queriam sair do carro para comer. Hailey então pensou que essa poderia ser uma boa ideia, servir os clientes sem que eles nem precisassem sair do carro.
A ideia começou a ser implantada e logo formaram-se filas em frente da lanchonete com carros que queriam fazer uso do novo serviço. Contudo, o drive thru só começou a ser um serviço popular a partir do anos 70, quando grandes empresas do ramo do fast food começaram a adotar a forma de atendimento.
A primeira grande rede de lanchonetes a aderir ao drive thru foi a Wendy’s; o McDonald’s adotou o sistema em 1975. Hoje no mundo todo encontramos o serviço de drive thru disponível.