Follow up é uma expressão do idioma inglês que pode ser traduzida como acompanhamento, seguimento, acompanhar. No Brasil, ela aparece no contexto teórico da área de Administração de Empresas, referindo-se à técnica de venda em que a empresa busca sempre manter algum tipo de contato com os seus clientes afim de fidelizá-los.
Como técnica de vendas, o follow up pode ser feito buscando fazer o clientes terem algum tipo de contato com a empresa via e-mail ou redes sociais, por exemplo, podendo ou não, a partir desse contato, buscar coletar algum tipo de interesse nas respostas dos clientes.
Entretanto, em geral, quando falamos em follow up, nos referimos à técnica de buscar um contato mais direto e específico com o cliente, afim de renovar ou promover nele um interesse na marca que ajude a transformá-lo em um cliente fiel.
Uma tática comum no follow up é a que, depois de algum tempo sem se ter o retorno de determinado cliente ao estabelecimento, fazer-lhe uma ligação para averiguar qual é o seu grau de satisfação com a aquisição ou serviço, se não precisa de algo, se não quer vir aproveitar uma promoção.
Além de ser um instrumento muito recorrente como técnica de fidelização de clientes e como recurso de incremento de vendas, o follow up também pode ser útil para se fazer pesquisas para avaliar o nível de satisfação dos clientes.
O follow up mais efetivo é aquele feito de forma mais direta com o cliente, então quanto mais especifico, amistoso e subjetivo puder ser o retorno ao cliente, mais são as chances de o cliente passar a aliar a marca à satisfação de uma necessidade dada.
Follow up se refere a um conjunto de técnicas de comunicação com o cliente que visam estabelecer com este uma relação duradoura. E como conjunto de técnicas, pode abranger uma boa gama de esquemas de ação que podem variar de muitas formas.
Em um restaurante, por exemplo, o follow up pode ser feito minutos depois da satisfação do cliente ter sido atingida por completo. Já numa revendedora de automóveis, o follow up terá de ser pensado para chegar ao cliente pelo menos alguns dias depois de ter adquirido o seu carro.