Modesto tem origem no termo em Latim modestus.
O que é Modesto:
Modesto é um adjetivo que qualifica aquele que é humilde, que demonstra moderação nos desejos, ações, aspirações e conquistas.
Uma pessoa modesta é aquela que não tem vaidades, é despretensiosa, não é egoísta, arrogante ou ambiciosa, mas sim uma pessoa simples. Sua característica é a humildade. Além disso, um indivíduo modesto não faz alardes ou age com extravagância.
Exemplos: “Paulo, ao receber o prêmio, foi modesto e reconheceu o apoio da família.”
“A casa é modesta, mas é o que eu chamo realmente de lar.” – sentido de mostrar humildade, não se ocupando com luxo ou ostentação.
Em outros contextos, o termo modesto pode significar: alguém que tem pudor, decência, é recatado. Por exemplo: “Maria foi modesta e admitiu o erro após notar as consequências.”
Modesto ainda pode significar alguém que é precavido, restrito, prudente, cauteloso, ou seja, alguém que não se excede que aguarda oportunidades. Por exemplo: “Sou modesta com os gastos da casa, afinal como sobreviveremos se o gastarmos sem controle?”
O adjetivo modesto também demonstra uma condição de uma pessoa que não se sobressai, sem (ou pouco) destaque entre outros. Por exemplo: “Seu modesto desempenho na prova provou que o aluno não era mais inteligente que os demais.”
São sinônimos de modesto:
- Humilde,
- Singelo,
- Comedido,
- Simples,
- Despretensioso,
- Reservado,
- Pudico,
- Honesto.
É possível ver também frugal como sinônimo de modesto.
Outros exemplos de frases com modesto
O conceito de modesto, afinal, depende do contexto e por isso, é considerado um termo aberto a interpretações.
“Sua atitude modesta é fruto de uma boa educação e experiência de vida.”
“Não tenho aspirações ou pretensões, sou uma pessoa modesta, simples e acima de tudo feliz desse jeito.”
“Fernando não precisava ser tão modesto! Valia a pena se gabar um pouco de sua conquista acadêmica.”