Significado de Pesquisa

O que é Pesquisa

Pesquisa também tem seu significado atribuído à investigação, e trata-se de um processo metodológico que proporciona a construção do conhecimento humano, o que inerentemente gera a descoberta de novos conhecimentos. Ela não se limita apenas à construção do novo, mas também é capaz de reconstruir e aprimorar aquilo que já existe.

Pesquisa científica

É impossível falar do significado de pesquisa científica sem mencionar a importância da metodologia, que é usada pelo pesquisador a fim de obter dados e informações, componentes essenciais para a possibilidade de análise dos resultados e a efetiva construção do conhecimento. 

Descritiva

A pesquisa descritiva conta com a realização de uma observação, da análise dos ambientes, a criação de descrições objetivas e também por meio de entrevistas que devem seguir um roteiro padronizado, que esteja de acordo com os objetivos da investigação. 

Qualitativa

Pesquisa qualitativa é conceituada como a utilização de análises e classificações dissertativas, ou seja, as informações coletadas são muito mais textuais do que matemáticas. Assim como todo o tipo de investigação científica, a pesquisa qualitativa faz uso de metodologia.

Quantitativa

Caracteriza-se pelo uso de dados e informações matemáticas que estão diretamente ligados com os métodos estatísticos, além ainda dos inferenciais. Essas informações são compiladas e analisadas para a obtenção dos resultados conclusivos da pesquisa quantitativa.

Exploratória

Esse modelo de pesquisa significa que a análise do problema ou situação corrente é realizada em campos onde não existem estudos, ou, quando existem, são poucos e ainda há muito mais para ser descoberto naquela determinada área. O objetivo principal da pesquisa exploratória é verificar a existência de padrões e propiciar a criação de hipóteses ou ideias.

Explicativa

Esse modelo de pesquisa visa analisar fenômenos, fatos, acontecimentos e suas variáveis para mergulhar em determinada realidade, encontrando respostas acerca desses mesmos fenômenos, fatos e acontecimentos. Vale ressaltar que a pesquisa explicativa faz uso de experimentos. 

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um ramo de pesquisa proveniente do marketing comumente utilizada pelas organizações seja qual for o seu caráter: privada, pública ou terceiro setor. Elas normalmente contam com um público-alvo, sendo que durante o processo haverá a composição do plano de pesquisa, dos objetivos, a coleta de dados e informações. Ao final do projeto os resultados e as conclusões são realizados em benefício da organização. 

Pesquisa avançada

A pesquisa avançada é um termo tecnológico comumente usado por sites e motores de busca, tal como o Google e o Yahoo, por exemplo. Seu significado atribui-se ao fato de que tais motores de busca proporcionam ao usuário a possibilidade de procurar conteúdos específicos, seja num site ou uma página na web que contenham determinada informação.