Intelecto é uma palavra quem vem do latim e significa reflexão, entendimento, raciocínio. Intelecto é o poder cognitivo de todo ser humano. Refere-se à faculdade e entendimento de pensar do indivíduo. O intelecto supõe ainda a capacidade de elaborar manifestações mentais do mundo real e de relacioná-las entre si.
O que é Intelecto:
A pessoa que faz uso de seu intelecto é denominada de inteligente. Intelecto se refere também à capacidade de alguém entender a unidade do próximo e de passar do individual (eu) ao universal (e vice-versa), de compreender várias problemáticas e de desenvolver e vincular conceitos. Tudo isso faz parte do intelecto.
Significado de Intelecto
No âmbito da psicologia, o significado de intelecto está associado com a conduta e p comportamento do ser humano. Entretanto, a neurologia relaciona o intelecto ao sistema nervoso e à estrutura do cérebro, ou seja, ao suporte material do comportamento/da conduta.
A sociologia também é um ramo da ciência que se aproxima do significado da palavra intelecto, vez que possui por base o estudo das relações entre as pessoas.
Tudo que é relativo ou pertencente ao intelecto é tido como intelectual. A expressão intelecto é, por vezes, utilizada também para fazer referência ao indivíduo que tem interesse pelas letras (literatura) e ciências. Além disso, ela dedicada boa parte de seu tempo a pesquisar a realidade e exercer reflexão sobre os problemas sociais.
No princípio, o intelecto era contemplado como uma capacidade de nível mais alta da compreensão e estava ligado à percepção de noções da metafísica (área da ciência que faz parte da filosofia) e ainda era superior à razão do ser humano. Com o tempo, o intelecto foi associado com o conhecimento de coisas finitas enquanto o infinito era tratado pela razão.
Intelecto e filosofia
Na concepção clássica grega, de acordo com o filósofo Anaxágoras, o intelecto é o princípio de ordenação do cosmo e, consequentemente, a faculdade de pensar do ser humano, sendo que esta reflete a ordenação cósmica. Dessa forma, o conceito de intelecto na filosofia distingue-se dos desejos, das sensações e dos apetites; assim (segundo Aristóteles) o intelecto é a parte da alma com a qual esta pensa e conhece.
Alguns filósofos denominavam o intelecto como uma técnica ou atividade exclusiva de pensamento, podendo ser:
- Como inteligência ou entendimento.
- Intelecto intuitivo.
- Intelecto operante.
Por outro lado, Aristóteles e Platão se referiam ao intelecto de uma maneira genérica como a faculdade do indivíduo de pensar em geral. Entretanto, o intelecto é referente a uma reflexão crítica e não apenas uma reflexão em si. Além disso, o intelecto é responsável também pela análise das razões ou fundamentos de algo e pela tomada de consciência do ser humano.
Palavras filosóficas e seus significados
Algumas das palavras filosóficas e seus significados são:
- Epistemologia – teoria do conhecimento.
- Pragmatismo – se constitui no conceito de utilidade que qualquer objeto, proposição ou ato seja capaz de gerar.
- Eudaimonia – felicidade.
- A priori – a princípio, “aquilo que vem antes de”.
Dicionário de filosofia intelecto
Mesmo no dicionário de filosofia a palavra intelecto significa:
- Técnica ou atividade particular de pensar.
- Faculdade de pensar em geral.
Origem da palavra intelecto
O termo intelecto vem do latim intellectus “compreensão, discernimento”, é da mesma raiz da palavra inteligência. Esta deriva de intelligentia, de intelligere “entender, discernir, compreender”; formada por inter “entre” e legere “separar, escolher”, do qual originou o termo “ler”. Sendo assim, pode-se afirmar que o significado de intelecto no latim é “ler o que está dentro”, “ler por dentro”.