Publicidade é uma palavra da língua portuguesa que designa uma área de estudos e de atuação profissional.
O termo publicidade surge em português como uma tradução – ou adaptação – da palavra francesa publicité.
O trabalho de um profissional que trabalha no ramo da publicidade é divulgar, tornar público um fato ou uma ideia.
Em termos bastante resumidos, é possível dizer que publicidade é uma técnica de comunicação em massa que tem como finalidade básica o fornecimento de informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.
Acima de tudo, o trabalho com publicidade é um trabalho com meios de comunicação em massa, lidam com o público.
O publicitário busca atingir um público chamado de alvo, ou seja, o público ao qual aquela determinada publicidade está destinada. O objetivo é sempre o mesmo: convencimento. A publicidade visa convencer o público alvo a comprar um produto, a concordar com uma ideia.
A publicidade também é a área que trabalha com a identidade visual de um produto ou de uma empresa, tornando a marca facilmente reconhecível pelo público.
A publicidade pode aparecer sob a forma de outdoor, página de revista, propaganda na televisão… Em geral ela conta com a marca do produto e uma breve descrição do que ele faz. Muitas vezes há também uma frase de efeito, algo fácil de lembrar e que se relacione com o produto.
A publicidade é veiculada em meios de comunicação de massa, sendo eles os jornais, as revistas, outdoors, rádio, televisão e internet. Além disso, há o que chamamos de publicidade direta, que é a publicidade veiculada por meio de folhetos, cartas, prospectos ou catálogos, que chegam direto na mão do consumidor.
Marketing Viral
Marketing viral, ou publicidade viral, é o nome dado a uma espécie de publicidade que faz uso de técnicas de marketing que exploram o espaço virtual em redes sociais. Esse tipo de publicidade busca alcançar o nível de uma epidemia, no sentido de ser rapidamente compartilhada.
Assim, o objetivo do marketing viral é tornar-se popular e espalhar-se de maneira rápida online.
Publicidade e Propaganda
Publicidade e propaganda podem parecer sinônimos, mas nem sempre. A publicidade visa a venda de um produto, enquanto a propaganda busca passar uma mensagem política, religiosa ou de conscientização sobre qualquer assunto.
Em termos mais simples, a propaganda busca propagar alguma ideia, crença ou teoria. A palavra propaganda surge do latim propagare (propagar) que, por sua vez, vem do verbo “pangere”, que quer dizer enterrar. A propaganda visa enterrar alguma ideia no imaginário popular.
A palavra propaganda foi traduzida em 1597, pelo papa Clemente VII, em virtude da criação da Congregação da Propaganda, que tinha como objetivo espalhar a fé católica.
No Brasil, publicidade e propaganda nem sempre são distintas uma da outra e é bem comum algum usar “publicidade” para se referir a uma propaganda e utilizar “propaganda” para se referir a uma publicidade.