Cânone é uma palavra que deriva do grego “kanón”, cujos significados se usam para designar uma vara de referência como unidade de medida. Em português, o termo passou a ter outros significados, como: regra, preceito ou norma.
Podemos também atribuir os significados em alguns contextos mais específicos.
Note que o significado da palavra regra faz referência a:
- Padrões, normas e preceitos.
- Disciplina
- Ordem
- Lei
- Onde há moderação
- Cautela
- Estatuto de uma ordem religiosa
- Linha escrita de uma à outra margem
- Cálculo de um termo incógnito a partir de outros três que se conhecem
O que é cânone:
Como cânone tem significados diversos atribuídos, vamos analisar as vertentes da palavra:
- Literatura – é um conjunto de livros considerados como referência a um tempo exato, estilo ou cultura. Na cultura brasileira, temos os exemplos que dão vozes aos cânones:
-“Macunaíma” de Mário de Andrade
-“Grande Sertão: veredas” de Guimarães Rosa
- Religião – são conjuntos de livros considerados de inspiração divina. Também o nome dado a uma das partes em que se divide a liturgia ou regras estabelecidas num concilio.
Cânone nas artes:
Em belas-artes, cânone é uma regra que estabelece as proporções perfeitas da figura humana. O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, é o conceituado cânone das proporções humanas. Depois foi aplicada na arquitectura.
Cânone musical:
No ramo musical, cânone é a composição de duas ou mais vozes entoando uma mesma melodia. Podemos concluir, desta forma, que os significados de cânone se prendem ao das vozes serem entoadas na mesma melodia, desfasadas no tempo.
As vozes, que podem ser tantas quantas o compositor quiser, entram na melodia a distâncias exatas, as quais são iguais na sua extensão, e que juntas se complementam, harmonicamente.
Por essa mesma razão, quando estamos perante uma polifonia, o conceito de harmonia é necessário, embora com significados diferentes.
Note ainda que a distância entre os intervalos pode ser diferente, o que faz com que tenhamos:
- Cânone ao unissono
- Cânone à oitava
- Cânone à segunda
- Entre outros
Inicialmente, o cânone era uma das formas mais antigas da arte do contraponto, pois tem a sua origem nos cantos coreografados usados na música folclórica do século XIII. Isto pode ser comprovado pelo ícone dos cânones ingleses Summer is icumen in.
Na música clássica, o cânone teve o seu auge na Holanda, com J.S. Bach, que ficou eternizado nas Variações Goldberg, as quais foram publicadas em 1741.
O significado de clássico pode referir-se a um autor clássico, relativo à Antiguidade da Grécia e Roma, ou a autores célebres dos séculos XVI a XVIII.
Dessa forma temos:
- Línguas clássicas (latim e grego)
- Arquitetura Clássica
- Teatro Clássico
- Música Clássica
Portanto, clássico é qualquer autor ou obra que se tornou num modelo, como se fosse um ideal, seguindo regras e usos estabelecidos.