Skol é um brinde à saúde. Isso mesmo, o significado da palavra Skol está relacionado ao hábito de fazer um brinde ao levantar o copo. A palavra é usada para brindar “saúde”.
O que é Skol
Nos países nórdicos, quando você bebe algo ou brinda informalmente, se diz “skol”.
O significado de Skol tem origem no escandinavo antigo “Skal”. Primeiramente, era utilizada no sentido de vaso e depois como brinde.
Cerveja Skol
O uso da palavra Skol para dar nome a uma cerveja foi uma ideia dos fundadores da cervejaria europeia Skol International, fundada em 1964.
A marca chegou ao Brasil em 1967 pelas mãos de uma cervejaria do interior paulista, mas logo foi adquirida pela Brahma.
Uma das características da marca Skol é a constante inovação.
Foi a Skol a primeira cerveja a ser vendida em lata em folha e flandres. Também foi a primeira a fazer uso da lata de alumínio. Essas inovações contribuíram não só para fortalecer a imagem de pioneira, mas a tecnologia usada contribuiu para conservação da temperatura ideal do produto para consumo.
Outra inovação foi a mudança do sistema de vedação da cerveja acondicionada em vasilhames long neck. A cervejaria Skol substituiu a tradicional tampinha por um sistema de rosca, que dispensou o uso de abridores.
A aceitação da Skol pelos brasileiros foi crescente, e na década de 90 chegou a integrar o time das três preferidas dos brasileiros, juntamente com a Brahma e a Antarctica.
O crescimento da marca não parou. No final a década de 90, com a fusão entre a Brahma, Antártica e Skol, foi gerado o maior conglomerado empresarial de cervejas das Américas, a AmBev.
Um famoso slogan usado pela Skol: Skol, a única cerveja que desce redondo.
Skol Sensation
Hoje a cerveja Skol está entre as mais consumidas pelos brasileiros. Claro que associada à qualidade do produto está uma forte estratégia de marketing e logística de distribuição.
Dentre os recursos de usados está o patrocínio a realização de eventos dirigidos ao publico consumidor.
Exemplo disso é o Skol Sensation, um grande festival de música eletrônica, por meio do qual marca interage com o público durante e após o evento, por meio das mídias digitais.