Subsequente é um termo que se refere a alguma coisa que vem depois de outra, seguinte, ulterior, imediato.
Na língua portuguesa, faz parte da classe gramatical dos advérbios, ou seja, se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo.
“Lembramos mais dos primeiros anos e vida do que dos subsequentes” (Schopenhauer)
O significado de subsequente está relacionado diretamente à ideia de algo feito, ou ocorrido em posterior.
Anteriormente escrita com trema, sinal gráfico que indica a separação de duas vogais adjacentes em silabas diferentes, a palavra subsequente sofreu alterações com a nova ortografia, que suprimiu quase por completo o uso do trema. Passou-se a usar subsequente e não mais subseqüente, ou seja, sem trema.
Muitos especialistas consideram desnecessário o uso do trema em textos jornalísticos.
Cabe ficar atento, pois sua presença continua recomendada em nomes estrangeiros, próprios e, principalmente em textos nos quais a linguagem culta se faça necessária, como textos científicos e oficiais.
O fim do uso do trema é subsequente à Nova Reforma da Língua Portuguesa
O termo subsequente é comumente utilizado para caracterizar uma modalidade específica da educação profissional. O ensino médio subsequente.
O ensino médio subsequente é uma das possibilidades da oferta de ensino técnico profissionalizante. Mas qual o significado de curso técnico subsequente?
O Conselho Nacional de Educação emitiu em 11 de março de 2005, a resolução que possibilitou a oferta do Ensino Médio em três formas: técnico integrado, no mesmo estabelecimento de ensino, reconhecido como a melhor forma de oferta e oferecido pelos Institutos Federais de Educação; técnico concomitante, aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis ou mediante convênios e subsequente, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio.
Nesta modalidade de ensino, os estudos concluídos no ensino médio regular são considerados como básicos para a habilitação profissional em cursos técnicos de nível médio.
Neste sentido, o significado de subsequente é apropriado, pois objetiva dar o sentido de posterioridade. O estudante poderá cumprir as disciplinas profissionalizantes de maneira subsequente à conclusão do ensino médio regular.
Veja o exemplo,
João concluiu o ensino médio regular e, de maneira ulterior fez o curso profissionalizante subsequente.