Apolo é um substantivo masculino que atualmente segundo a definição dos dicionários significa um homem ou algo forte, belo, elegante, que possui harmonia e é um sinônimo de beleza. O significado de Apolo está diretamente ligado com a mitologia grega no qual o Apolo é um dos deuses do olimpo, sendo filho de Zeus, irmão de Ártemis e é conhecido como o deus sol, da luz e da verdade.
Não obstante, Apolo também é o deus da beleza, da harmonia, do equilíbrio e da perfeição. Historicamente as atribuições e significados designados ao deus grego Apolo foram mudando conforme o tempo, sendo que na antiguidade essencialmente ele foi atribuído à elegância, beleza, equilíbrio e demais atributos mencionados. Tratava-se de um deus grego que segundo a crença mitológica podia tornar os homens conscientes de todos os seus erros para então purificá-los.
Apolo significava também a inspiração de caráter artístico e poético. Todavia, ao decorrer da história passou a ser associado a imperadores romanos e se tornou um sinônimo de homens que queriam se igualar a deuses, sendo que no caso de Luís XIV de França o próprio se intitulava como rei sol, inspirado no deus Apolo.
Em segunda instância, o significado da palavra Apolo também nos remete ao mundo animal, especificamente falando de uma borboleta da família papilionidae, chamada de Parnassius Apollo. Ela foi chamada de Apolo porque suas cores claras, belas e equilibradas remetem à luz, o que faz alusão direta ao conceito de beleza, harmonia e equilíbrio do deus grego Apolo e todo o seu significado mitológico.
Apollo 11
É o nome da quinta missão espacial americana que contava com uma tripulação. Ela fazia parte do Programa Apollo, uma promessa e esperança americana de realizar o primeiro pouso na lua. O significado histórico e emblemático da Apollo 11 é gigantesco, uma vez que essa missão foi cumprida com sucesso no dia 20 de julho de 1969, que contou com os astronautas Edwin Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong.